Pesquisar

sábado, 31 de dezembro de 2011

Apps de SMS via internet

Estou aqui em Cabo Frio-RJ, Região dos Lagos, para passar o Reveillon e como a cidade está muito cheia, a comunicação de um modo geral está péssima. Parece que as operadoras não estão aguentando o tráfego de informação nas respectivas redes. Tanto ligações quanto 3G, pelo menos da TIM, estão muito sobrecarregados. Para escrever esse post estou usando uma conexão pré-paga da Claro, que a princípio, está melhor um pouco que a TIM. Pois bem, como se comunicar (bem e de graça) numa situação dessas? A resposta, apps de SMS que utilizam rede de dados (WIFI, 3G ou Edge). Ainda que o acesso esteja lento, os SMS são mensagens de texto com pacotes de dados muito pequenos e por conta disso, são facilmente enviadas, e, utilizando a rede de dados, elas são de graça e ilimitadas. Para usá-las, basta ter instalados aplicativos que dão suporte a esse tipo de mensagem. Para quem usa o iOS 5, nativamente tem o iMessage. Para quem não usa o iOS 5 ou usa a plataforma Android, recomendo a instalação do WhatsApp ou do Viber. Essa foi a solução que achei aqui para me comunicar de forma grátis e prática. Fica aí a dica. Feliz Ano Novo para todos, que venha 2012.    

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Raspberry PI - O menor computador do mundo

Achei muito interessante a idéia, então resolvi postar. No Reino Unido desenvolvedores criaram o menor computador do mundo, pois o mesmo é do tamanho aproximado de um Pendrive. Possui hardware modesto, mas não faz feio. Seu sistema operacional é um GNU/Linux e a concepção inicial dele é voltado para uso em escolas, ou seja, educacional. Não só o menor computador do mundo mais também o mais barato. Seus criadores acreditam que o Raspberry PI poderá ser vendido a US$ 25,00. Segue abaixo a suas configurações e um video mostrando o funcionamento do pequeno notável.

- Processador ARM de 700 Mhz
- 128 megabytes de RAM
- Cartão SD para armazenamento
- Porta USB
- Porta HDMI.


 

Investimento em infra-estrutura de rede no Brasil

O homem mais rico do mundo, o empresário mexicano Carlos Slim, deve investir mais ou menos 10 bilhões de dólares no Brasil em 2012. Esse investimento deve ser destinado às empresas controladas por Slim no país, a Claro, a Embratel e a Net. Será expandida da rede de fibra ótica (será instalado um cabo submarino ligando Brasil e EUA), a rede 3G e na instalação da rede 4G. Essa informação é do jornal Folha de São Paulo. Se tal investimento realmente acontecer, as empresas deles certamente sairão na frente no quesito qualidade dos serviços prestados. Isso significa maior estabilidade e cobertura das conexões bem como um possível aumento considerável nas velocidades de transmissão de dados. Já que o governo não investe, é bom saber que o capital estrangerio sabe do potencial do país e com isso investe.

Qual Navegador de Internet usar?

Bem, vamos para uma rapidinha aqui... Qual navegador usar? Por padrão, o Windows vem instalado o navegador Internet Explorer (IE 8.0 ou 9.0). Todavia, existem vários outros disponíveis e gratuítos para download, tais como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera e outros. Atualmente, o IE é o navegador mais utilizado no mundo (muito se explica disso é o fato dele ser o navegador padrão do Windows, sistema operacional mais usado no mundo), porém, o fato de ser o mais usado não significa que é o mais seguro o ou mais rápido. A nível Brasil, o seu rival Google Chrome esse ano assumiu a liderança entre o browser mais usado, seguido do IE e depois o Mozilla Firefox. E sinceramente, com razão ele assumiu a ponta. O Google Chrome vem se mostrando ser um dos navegadores mais modernos, rápidos, leves e seguros atualmente disponíveis. Hoje ele se encontra em sua 15ª versão, pois possui um ciclo de atualização bem rápido, o que acaba sendo bom, pois sempre novas tecnologias são agregadas ao navegador. Eu aqui utilizo tanto o Google Chrome quanto o Mozilla Firefox. Esse último sem dúvidas também é um dos melhores navegadores atualmente disponível. O mesmo está em sua 9ª versão. Dentre esses, para quem acabou de comprar um PC ou Notebook novo ou está iniciando a sua vida no mundo digital, indicaria como Navegadores padrões o Chrome e/ou Firefox.

Pacote pré-pago de internet 3G Claro

Escrevi a pouco sobre a internet 3G pré-paga da TIM. Resolvi agora escrever também sobre o pacote de internet 3G pré-paga da Claro, que, basicamente, funciona igual ao da TIM, com algumas diferenças. Por força da competição, a Claro possou a oferecer também internet a R$ 0,50 ao dia, quando usado, o que totaliza R$ 15,50 ao mês. Entretanto, a Claro oferece um outro pacote de internet pré-pago que pode ser habilitado por solicitação via SMS para o número 767 com a palavra PACOTE ou ligando para o call center, sendo: Pacote de 150 megas por 15 dias a R$ 6,90 ou pacote de 300 megas por 30 dias a R$ 11,90, com velocidade a 300kbps ou 30Kb/s. Vale ressaltar que a plano também é ilimitado, pois, ao ultrapassar a franquia contratada não há corte do serviço ocorrendo apenas a redução da velocidade para 32kbps. Praticamente a mesma coisa de sua concorrente TIM. Uma desvantagem neste plano é o fato de ter que refazer a contratação todo mês pois esse serviço pré-pago não se renova automaticamente. Vale lembrar que esse plano também funciona ao se colocar o chip em um modem 3G, porém, é necessário mudar a APN ou ponto de acesso (dados no final do post). Fiz um teste aqui quando conectado pelo 3G da Claro e a qualidade me supreendeu em relação a TIM (velocidade da TIM aqui gira na casa dos 15 kb/s a 20 kb/s), pois a velocidade ficou realmente dentro do esperado, e olha aqui em casa o sinal não é muito bom. Fica aí mais uma dica para que não pretende gastar muito com uma conexão 3G. É bom lembrar que antes de contratar qualquer serviço, faça a verificação junto à concessionária para ver a disponibilidade de cobertura do sinal.

Perfil: Claro 3G
APN ou ponto de acesso: claro.com.br (se deixar bandalarga.claro.com.br ele não conecta)
Login: Claro
Senha: Claro

Teste de velocidade pelo RJNET-Velocimetro:


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TIM Infinity Web - Internet baratinha e funcional

Para quem busca um acesso segundário e simples à internet fica a dica: conexão 3G da TIM pelo plano Infinity Web. Isso mesmo, basta ir a uma loja da TIM, ou banca de jornal ou qualquer outro local que venda o chip pré-pago e comprá-lo. Uma vez ativado, voce terá no seu smatphone ou modem 3G internet por R$ 0,50 ao dia, ou seja, R$ 15,50 ao mês! E como já dito, funciona também se você colocar o chip pré em um modem 3G. E o melhor de tudo é que é ilimitado. Porém, esse ilimitado tem uma ressalva. Vou explicar... Esse plano te oferece uma conexão de 300kbps ou 30kb/s de velocidade para os primeiros 10 megas trafegados. Após, a velocidade é reduzida para 50kbps ou +ou- 6kb/s, mas você continua navegado de forma ilimitada. Para um smartphone, 10 megas de tráfego de dados podem ser suficientes haja vista que o sistema é otimizado para um consumo mais baixo de informação. Mas para o uso em um modem 3G em um PC ou Notebook, 10 megas simplesmente acabam em minutos. Entretanto, como dito, ainda que a velocidade seja reduzida, pode ser que venha a calhar uma vez que o acesso é ilimitado. Para navegação mais simples, tipo, checagem de e-mail, leitura de jornais e revistas ou nevegação em redes sociais (Facebook ou Twitter) a redução de velocidade pode não ser um incômodo. 

Para quem quiser, segue abaixo as configurações para o modem 3G funcionar, caso ele não seja da TIM:

Perfil: TIM 3G
APN ou ponto de acesso: tim.br
Login: TIM
Senha: TIM

Roteador 3G EDIMAX 3G-6200n

Recentemente vi pelos fóruns da internet usuários comentando sobre roteadores 3G, como meio de compartilhar a conexão 3G atualmente disponível. Assim sendo, fiquei curioso e resolvi experimentar e acabei comprando o modelo EDIMAX 3G-6200n, o qual conta com uma porta USB, permitindo assim plugar um modem 3G para compartihamento de internet, ou então utilizar tal porta para servidor de impressão, bastando plugar ali uma impressora e configurá-la (como servidor de impressão eu ainda não testei). Pois bem, o aparelho chegou para mim e eu então comecei a configurá-lo. Em princípio, nada mais é que um roteador WIFI comum, porém, com suporte a conexões 3G. Achei fácil a configuração dele. De início, peguei um modem HUAWEI E173 desbloqueado e coloquei um chip da Claro. Fui para a guia WAN (local para configuração do acesso a internet) e configurei os dados para o ponto de acesso - APN. Para a minha surpresa, o aparelho não conectou na rede 3G. Então tentei com um chip da TIM e também não funcionou. Testei com um outro modem 3G que eu tenho aqui (modem genérico comprado no dealextreme.com) e também não funionou. Fiquei um pouco decepcionado, pois estava achando que era algum defeito do aparelho, quando então comecei a verificar no Google e constatei que outras pessoas também tiveram o mesmo problema. Fui para a página da EDIMAX e procurei por atualizações de firmware e lá encontrei uma versão mais atual (versão 2.20). Baixei e atualizei. Pronto, problema resolvido. De cara a guia WAN 3G já apresentou muitas mudanças como, no caso, já pré-configurado os pontos da acesso - APNs - das operadoras do Brasil. O aparelho reconheceu o meu modem genérico e eu consegui conectar pela rede da TIM e da Claro. Quanto ao HUAWEI E173, não funcionou. Usei normalmente a minha conexão 3G da TIM (TIM infinity Web) com meu notebook e meu iPhone. Demonstrou boa estabilidade e bom alcance. Até então sem queixas. Para quem viaja muito que quer compartilhar sua conexão 3G com outros dispositivos vale a pena. Já vou deixar aqui o link direto para o download da atualização do firmware: Versão 2.20




Segue a seguir as especificações do aparelho:

Interface de Hardware:
- Uma WAN + Quatro Portas 10/100Mbps LAN UTP
- Uma porta USB 2.0 para 3G/3.5G Modem USB ou Impressora
- Indicadores LED: Power, WLAN, WAN, 3G, ea articulação / Atividade
- WPS / Reset
- Ligue para wireless on / off

WAN:
- Suporta 3G/3.5G (UMTS / HSDPA)
- Suporta modem cabo / xDSL
- Protocolo Ethernet WAN: PPPoE / Static IP / PPTP / Dinâmica IP/L2TP / Telstra Big Pond

SEGURANÇA:
- NAT / NAPT IP Sharing
- 64/128-bit WEP e WPA-PSK, WPA2-PSK
- Cliente DHCP Server /
- MAC / IP Filter e Bloqueio de URL
- Firewall SPI Anti-DoS  


ATUALIZADO

Fiz aqui o teste com o modem 3G ZTE MF190 com um chip da Claro e funcionou também. 

ATUALIZADO

Seguinte, depois de um certo tempo ligado percebi que a conexão WIFI dele está travando. Via cabo de rede (LAN) ele continua funcionando normalmente. Vou tentar resolver. 

ATUALIZADO 

Me parece que o problema de travamento do WIFI foi resolvido. Percebi que os travamentos aconteciam quando o roteador ficavam algum tempo sem atividade, o que resultava também em inatividade da WAN 3G. Então no roteador achei uma guia (inicio > configuração geral > Definições avançadas > Activação pós-falha) com ajustes para evitar que a conexão 3G ficasse ociosa (quando então o roteador parava de funcionar). Fiz as configs e pronto, tudo resolvido... Roteador e Modem funcionando sem problemas. Segue imagem com os ajustes que fiz aqui (clique na imagem para ampliar).   




ATUALIZADO 

Depois de sucessivos travamentos, o roteador faleceu. Travou e não funciona mais. Desisti dele. Hoje estou usando o TP-Link MR3020. Fantástico. Inclusi já postei um review dele aqui no blog, que pode ser acessado por este link



 


Transformando seu iPhone 4 em um roteador WIFI

Não sei se todos sabem, mas o iPhone 4 e o 4S oferecem uma função extremamente útil para quem tem planos de internet 3G, qual seja, transformar o seu iPhone em um roteador WIFI. Assim, por meio dele, você poderá compartilhar o seu acesso 3G com mais 05 dispositivos que oferecem conexão WIFI (notebooks, tablets etc). Trata-se de uma função nativa do iOS, chamada Acesso Pessoal. Para usá-la, basta seguir os seguintes passos:

1º. Vá em Ajustes > Acesso Pessoal e ative-o.
2º. Escolha ativar a rede WIFI ou Bluetooth ou o USB.
3º. Escolha uma senha para a sua conexão.
 
Agora que seu iPhone se tornou um roteador de WiFi. Agora basta no computador localizar a rede sem fio com o nome do seu dispositivo e conectar.

Nos modelos anteriores também é possível utilizar esse método de compartilhamento de dados (iPhone 3GS via bluetooth e USB e iPhone 3G via USB), lembrando que somente no iPhone 4 em diante será possível a conexão via WIFI. 

domingo, 25 de dezembro de 2011

Heytell - App para comunicação Push To Talk


Muito se fala em soluções para comunicação fácil, barata e ilimitada. Entretanto esse tipo de solução na maioria das vezes não é simples de se encontrar ou então é paga ou pode não estar disponível na região onde você reside. Ao meu ver, parece que consegui uma solução ideal, e para começar a usar, basta possuir um smartphone com iOS ou Android. Trata-se de um aplicativo gratuito chamado Heytell (disponível no App Store e no Market), o qual utilizada a rede de dados (wifi, 3G ou Edge) para transmitir a comunicação. Basicamente, ele funciona como um Push To Talk, ou seja, igual a Nextel. A vantagem é que o app independe de operadoras para funcionar, vale dizer, entre qualquer uma delas (Oi, Claro, Vivo, TIM) você consegue se comunicar com seus contatos. E se você estiver utilizando uma rede wifi, terá custo zero de comunicação, sendo possível conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter o app instalado e estar sob cobertura de qualquer serviço de internet. Penso que esse app pode ser muito mais vantajoso do que a contratação de plano da Nextel. Atualmente utilizo esse app como minha forma principal de comunicação, usando-o com praticamente todos os meus amigos, familiares e minha namorada. Então, fica aí a dica. Segue um video mostrando o funcionamento do aplicativo.


domingo, 16 de outubro de 2011

iOS 5 – Primeiras impressões

Pois bem, de fato a Apple liberou no dia 12 de outubro de 2011 a nova atualizou do iOS que chegou à sua 5ª versão. Várias mudanças ocorreram no iOS, e ao meu ver, todas positivas. De inicio já se verifica que essa versão é muito mais leve. Meu iPhone 4 está rodando de forma mais solta, menos carregado. Tenho a sensação que os aplicativos estão respondendo de forma muito mais rápida e segura (até agora não tive nenhum crash). Parece que tudo está funcionando sem pesar o aparelho. Para o meu irmão que usa um iPhone 3GS foi realmente uma maravilha porque dá para perceber que o telefone ficou muito mais leve, sem tropeços ou lentidão. Dentre as modificações mais significativas, posso destacar o Centro de Notificações, o iCloud e a sincronização via wifi. O Centro de Notificações veio muito a calhar pois agora todas as informações recebidas via push pelo telefone se concentra em um só lugar, podendo ser ele visualizado até mesmo com o telefone bloqueado (para acessá-lo basta colocar o dedo na tela em cima do relógio e arrastar para baixo). O iCloud também veio como uma salvação para quem pretende sincronizar contatos, fotos e outras informações de uma mesma Apple ID com vários outros devices (iPhones, iPads e iPods de um mesmo dono). Além do mais, ficou muito fácil de localizar o seu aparelho em caso de perda ou furto, por meio do Find my phone. Pelo endereço na web (www.icloud.com) é possível ter acesso aos seus contatos, agenda, painel do Find my Phone o qual através do Google maps te fornece a localização exata (eu disse exata) do seu aparelho, além de poder bloqueá-lo, limpá-lo e ainda mandar mensagens para quem o tenha achado ou furtado. Fica também à nossa disposição um client de email com o endereço @me.com para envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Permite também a realização de backup diretamente para ele usando a rede wifi, dispensando assim o uso do PC, bastando no iTunes selecionar a função  Criar Backup no iCloud. Está certo que poderíamos ter acesso a mais serviços como lista de aplicativos instalados, por exemplo. Mas como ainda é um serviço muito novo, acho que a Apple ainda vai nos reservar algumas novidades para um futuro próximo.  A sincronização via wifi é prática porque dispensa o uso do cabo USB, bastando o PC (com o iTunes instalado) e o dispositivo estarem na mesma rede sem fio. Para ativá-la basta conectar o dispositivo uma vez pela USB e ativar sincronizar via wifi. Depois disso não será mais necessário utilizar o cabo. Porém, achei um pouco lenta a sincronização (minha rede é de 54mbits pode ser que a de 150mbits seja bem mais rápida). Uma novidade que também me chamou a atenção foi o iMessenger. Esse novo serviço permite que dispositivos iOS 5 (iphone, iPad e iPod, além do Mac OS) possam trocar mensagens de texto grátis, sem custo. No inicio demorei um pouco para localizar esse serviço porque ele está agregado à Mensagens (como se fosse enviar um SMS comum) sendo que o modo que temos para diferenciar é a cor dos balõezinhos onde, estando verde, será um SMS comum (tarifado pela operadora) e, estando azul, será uma mensagem iMessenger. Para quem gosta de tuitar será um prato feito porque o iOS 5 está integrado ao Twitter. Nas configurações do aparelho há um local dedicado a inserir os dados da sua conta do micro-blogging. Uma vez inserida você já estará conectado ao Twitter.  Quanto à câmera e fotos tivemos algumas melhorias também como a possibilidade de manipular as fotos tiradas diretamente do aparelho (cortar fotos, melhorais automáticas, redução de olhos vermelhos). Tais constatações que fiz foram mais voltadas para o iPhone. Para o iPad os benefícios são praticamente os mesmos, respeitando algumas peculiaridades. Uma que posso destacar que achei bem legal para o tablet foi a possibilidade de separar o teclado dele ao meio para facilitar a digitalização quando ele está na posição paisagem (landscape)  Bem, acho que inicialmente o que posso destacar seria isso. Para quem está na dúvida de atualizar, digo para não ter medo e instalar a nova atualização. A melhoria no desempenho dos aparelhos é bem notória.    

terça-feira, 11 de outubro de 2011

iTune 10.5 já disponível para download.. que venha o iOS 5

Amigos, fui verificar aqui e já está disponível a versão 10.5 do iTunes, o que significa que o iOS 5 de fato está vindo... Pelo que foi divulgado no último Keynote da Apple, a nossa querida Maçã estaria por disponibilizar a nova versão do iOS no dia 12/11/2011, ou seja, amanhã. Com essa atualização do iTunes tudo indica que a previsão será confirmada. Vou aguarda ansiosamente pela chegada o iOS 5. Abraço a todos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Criando um app para smartphones iOS e Android

Estava eu passeando pelos fóruns e sites sobre como criar o seu app para smartphones quando então me deparei com o site AppMakr (site: www.appmark.com). Achei interessante e comecei a ler. Percebi que o site te permite criar apps para sistemas Android e iOS de forma rápida e online, sem a necessidade de baixar e instalar nada no seu PC. De fato a criação é muito simples, bastando seguir o passo-a-passo ali indicado. Porém, dada a facilidade, o conteúdo dos apps a serem criados é muito simples. Ainda sim é uma fonte muito interessante para quem está começando ou tem interesse em começar a criar aplicativos para smartphones. Diante dessa facilidade não pude deixar de criar o app do meu blog, o qual batizei de Blog TnC. Infelizmente, dada a burocracia que a Apple Store exige para se publicar um aplicativo, só criei a versão para Android que pode ser baixada diretamente do link abaixo. Abraço a todos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mistério revelado... Apple lança o iPhone 4S

Hoje foi o evento da Apple que apresentou o novo iOS 5 e o novo membro da família iPhone, o iPhone 4S. Basicamente a diferença do novo smartphone foi a melhoria do processador, saindo o A4 entrando o A5 com dois núcleos e a câmera de 8MP, capaz de oferecer gravação em 1080p, ou seja, full HD. Melhorias no processamento gráfico e também na bateria, que provavelmente durará mais tempo. Bem acho que a grande novidade mesmo foi o novo iOS, que chega na sua versão 5. Ele estará disponível para download a partir de 12 de outubro. Poderão receber a atualização os iPhones 3GS, 4 e 4S, iPods de 3a e 4a gerações e as duas versão do iPad. Bem para quem não pôde acompanahar o evento da Apple realizada hoje segue abaixo os melhores momentos. Agradecimentos ao site da revista INFO Online.

14:00h: Tim Cook já está no palco e faz uma breve introdução sobre sua primeira apresentação como CEO da Apple.

14:08h: Cook fala sobre as duas novas lojas da Apple na China (Hong Kong e Shanghai), as maiores localizadas na Ásia. No total a Apple possui 357 lojas em 11 países.

14:10h: Seis milhões de cópias do Mac OS X Lion foram vendidas até agora. Um crescimento de 80% com relação ao sistema passado.

14:13h: A plataforma Mac cresceu 23% somente no ano passado e atualmente a Apple possui 60 milhões de usuários Mac, totalizando 23% de market share.

14:14h: "Com 77% das pessoas comprando outras máquinas, isso significa que temos ainda um longo caminho pela frente", diz Cook.

14:16h: 300 milhões de iPods foram vendidos até hoje desde o lançamento em 2001. Isto significa 78% do mercado de players multimídia.

14:18h: O iTunes possui atualmente 20 milhões de músicas e mais de 16 bilhões de downloads de músicas.

14:23h: O iPhone 4 registrou a marca de ser o smartphone que mais vendeu entre todas as gerações do aparelho. Hoje possui mais de 5% do mercado.

14:25h: Já são mais de 250 milhões de dispositivos com sistema iOS vendidos em todo o mundo. Incluem iPhone, iPod, iPad.

14:27h: O iOS possui 61% do mercado e mais de 500 mil aplicativos disponíveis.

14:28h: A App Store já teve mais de 18 bilhões de downloads (cerca de 1 bilhão por mês). A Apple já teria pago US$ 3 bilhões aos desenvolvedores de aplicativos.

14:31h: Scott Forstall, vice-presidente sênior da divisão do software iOS, sobe ao palco para falar sobre a quinta geração do sistema operacional móvel.

14:33h: Os executivos demonstram as novas funcionalidades do iOS 5, como o atalho para a câmera fotográfica aplicado ao botão de desbloquear a tela e uma melhor integração com o Twitter. 

14:37h: Forstall confirma o update para o iOS 5 no dia 12 de outubro, para usuários de iPhone (4 e 3GS), iPad 1 e 2; iPod Touch (3ª e 4ª geração).

14:39h: Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet da Apple, sobe ao palco para falar sobre o iCloud.

14:42h: Cue apresentou também uma nova função, chamada de Find My Friends, uma espécie de Foursquare entre amigos usuários do iOS. Voc~e também pode controlar por quanto tempo esses dados de localização ficarão ativos.

14:44h: O iCloud estará disponível no dia 12 de outubro, juntamente com o iOS 5.

14:46h: O iTunes Match, que irá verificar e checar os arquivos de música compatíveis entre seu aparelho e o sistema da Apple, estará disponível somente nos Estados Unidos a partir do final de outubro.

14:49h: Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, entra no palco para falar sobre a nova linha de iPods. O novo Shuffle custará US$ 49 (2GB).

14:51h: O novo iPod Nano trará 16 opções de relógio para montar. Os valores a partir de hoje são: US$ 129 (8GB) e US$ 149 (16GB).

14:53h: O iPod Touch chegará por US$ 199 (8GB), US$ 299 (32GB), US$ 399 (64GB).

14: 55h: Parece mesmo que a Apple abandonou o iPod Classic...

14:56h: E a Apple confirma o iPhone 4S, um upgrade do smartphone atual. Traz processador A5 (dual-core), mesmo design, gráficos de dois núcleos. A bateria irá durar até 14 horas para conversas de voz e até 9 horas para navegação via Wi-Fi.

14:58h: Iniciam as demonstrações do poder gráfico do iPhone 4S, rodando jogos como Infinity Blade 2, que utiliza as mesmas técnicas gráficas do God of War e chegará no dia 1º de dezembro.

15:02h: A antena do iPhone 4S foi modificada para evitar o "antennagate" e terá um sistema inteligente para alternar entre as antenas disponíveis até obter o melhor sinal.

15:04h: O iPhone 4S será um "world phone", com dupla conexão em GSM e CDMA.

15:05h: A câmera do iPhone 4S também ganhou um upgrade e terá 8MP de resolução (3264x2448 pixels), abertura de f/2.4. Significa 60% mais pixels que a câmera do atual iPhone 4.

15:11h: A câmera também realiza fotos em Macro. A primeira foto leva 1.1 segundo para ser tirada, a segunda dispara em 0,5 segundo.

15:13h: A câmera também irá filmar em HD (1080p), com estabilização de imagem e redução de ruídos.

15:15h: O executivo também apresenta a função AirPlay Mirroring, possibilitando enviar (com ou sem fio) os vídeos e imagens do iPhone 4S para o televisor.

15:17h: o aparelho virá agora com reconhecimento de voz, para realizar buscas por arquivos ou direções. Estas funções fazem parte do software Siri, adquirido recentemente pela Apple. Ele será um assistente inteligente no iPhone 4S, respondendo a dúvidas do usuário (como temperatura ou horário em algum local), cria notificações e lembretes.

15:30h: O reconhecimento de voz (Siri) beta chega em inglês (EUA, Reino Unido, Austrália), Francês e Alemão, somente para o iPhone 4S.

15:37h: O iPhone 4S chega dia 14 de outubro em 7 países (EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão), com pré-venda a partir de 07/10. E no dia 28 em mais 22 países. E outros 70 países até o final do ano, totalizando 100 operadoras em todo o mundo. O Brasil, claro, ficou de fora dessa listagem inicial, por enquanto.

15:38h: Os valores do iPhone 4S (com 2 anos de contrato nos EUA) serão US$ 199 (16GB); US$ 299 (32GB) e US$ 399 (64GB).

15:40h: Os outros modelos de iPhone também sofreram redução de preço. O iPhone 3GS por US$ 49 (8GB) e o iPhone 4 por US$ 199 (16GB).
(Fonte revista INFO Online)
Agora, vamos espara pela disponibilização do updade do iOS 5. Abraços

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carregador de bateria para gadgets por energia solar

Bem, andei navengando pelo site de compras Deal Extreme e me deparei com o um item que achei bem interessante: um carregador de baterias para gadgets movido a energia solar. Isso mesmo, recarregue o seu celular ou mp3 player ou ate mesmo seu tablet usando a luz do sol. Pelo que consta no site, o corregador possui uma ampla variedade de conexões, o que facilita o seu uso, servindo ele para uma grande variedade de dispositivos. O melhor de tudo, energia limpa e de graça. Consiste ele em ser uma bateria que capta a luz solar, transformando-a em energia. Ainda não chegou para mim mas pelos videos e comentários que vi me parece que o carregador funciona muito bem. Assim que chegar postarei mais informações. Segue um video mostrando o seu funcionamento.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TextMe - Comunicação via texto facil e rápida

A pouco descobri, com a ajuda do meu nobre amigo Marcelo Batista, um app muito bom para comunicação via texto usando a rede de dados do celular (3G, Egde ou Wifi), ou seja, sem custos de SMS das operadoras. Basicamente é um chat no estilo MSN. Por meio dele ainda é possível também enviar messagens multimídia, ou seja, anexar fotos e videos. De fato muito prático. Outro destaque é que esse app é multiplataforma podendo ser instalado em dispositivos iOS, Android e Windows Phone. Outro dcoisa interessante dele é que pelo website do app (go-text.me/) é possível enviar mensanges para as pessoas que utilizam o aplicativo, bastando para tal, saber o nickname do destinatário. Por fim outro ponto positivo é o fato de que não é necessário estar conectado para receber as mensagens porque o sistema "push" funciona nele. Segue abaixo o QRCode para o site do app. Abraços

 

Google Mapas agora oferece previsão do tempo

O que já era bom, agora ficou ainda melhor. O Google Mapas está oferecendo a opção de previsão de tempo de todo o mundo. Existe uma opção de temperatura. Você pode dar zoom para dentro ou para fora para ter resultados locais, nacionais ou globais, e clicando em qualquer ícone você recebe a previsão para quatro dias, com detalhes como umidade e vento. Então deu dúvida se vai dar praia ou piscina, consulte o Google Maps. Abraços.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Google Voice

Hoje pela manhã quando abri o meu GMail recebi um aviso de que está disponível para uso o em conjunto com o GMail o Google Voice. Agora, o Google parece que entrou para valer na disputa que envolvem serviços de VoIP (voz por IP). Antigamente, com o GTalk, era possível usar bate papo por voz com os seus contatos. Agora, além disso, poderemos fazer ligações para telefones fixos e celulares em qualquer lugar do Brasil e do mundo, bastando para tal comprar créditos, operação essa realizada por meio do Google Checkout e um cartão de crédito internacional (transação internaciaonal sujeita a tributação viu gente). Resolvi fazer um teste e comprei US$ 10,00 (OBS:ainda não está disponível a moeda Real). Realizei ligações para o Brasil e fiquei surpreso com a qualidade da ligação. De fato, parece que agora surgiu um rival à altura do Skype. Segue abaixo a tabela com as tarifas cobradas pelo Google Voice (em Dolares Americanos):

Brasil - Belo Horizonte    US$0,02
Brasil - Celular               US$0,15
Brasil - Fixo                   US$0,03
Brasil - Rio de Janeiro     US$0,02
Brasil - São Paulo           US$0,02




Realmente os preços das tarifas são bem interessantes tendo em vista o preço do dolar atual. Para quem faz uso contínuo de DDD ou DDI vale a pena. Para maiores informações, segue link: http://www.google.com/googlevoice/about.html 

Abraços.   

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Serviços de Back-up na Internet

Para quem possui dados importantes em PCs ou Notebooks é sempre recomendado fazer periodicamente back-ups (cópias de segurança) de seus dados e registros. É comum as pessoas utilizarem DVDs, pendrives ou HDs externos. Porém, existem pela internet serviços de back-up muito bons e gratuítos. Vou destacar aqui três opções que são ótimas em qualidade e segurança, são eles:



- DROPBOX - 2GB de espaço (http://www.dropbox.com)
- Google Docs - 1GB de espaço (www.docs.google.com)
- Skydrive - 25GB de espaço (www.skydrive.com.br)

Esse primeiro, na minha opinição, é o melhor, pois, ao fazer a conta é possível instalar um aplicativo no PC para sincronismo de pastas. E tal aplicativo pode ser instalado em vários computadores, onde os mesmos irão compartilhar os mesmos arquivos. O Dropbox também dá suporte a dispositivos móveis, como o iPhone, iPad e Android. Com o aplicativo instalado, pelo próprio telefone é possível acessar todos os seus arquivos. Segue abaixo um vídeo de demonstração.




O segundo, o Google Docs, também serve como meio de back-up e compartilhamento de arquivos. Lá é possível organizar tudo em pastas e compartilhar com terceiros, além de ter acesso também em qualquer PC conectado à internet. Para quem usa o navegador Google Chrome, o envio de arquivos é bem fácil, bastando arrastá-los para dentro do Docs que então será iniciado o upload. Segue aí um video mostrando o seu funcionamento:



E por fim, temos o Skydrive, um serviço da Microsoft. De longe é que oferece maior capacidade de armazenamento. Podemos organizar tudo em pastas e algumas delas compartilhar com outras pessoas ou contatos do MSN. Para usá-lo, recomendo a instalação do Windows Live Mesh (está disponível no pacote Windows Live Essentials 2011), o qual dará a opção de fazer sincronização de pastas em vários PCs diferentes. Percebi que se voce estiver usando uma versão mais recente dos novos navegadores o envio de pastas e arquivos ficou mais fácil, bastando arrastá-los para sua pasta online. 




Bem, existem muitos outros serviço de back-up online pela internet, basta escolher um. Deixei aqui só uma dica. Abraços...    
       

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Comprando diretamente da China com frete grátis

Para quem gosta de uma bugiganga, vale pena acessar o site chinês DX (dealextreme.com) Chega a impressionar a quantidade de coisa que é vendida neste e-commerce... E o melhor de tudo, frete grátis. Isso mesmo, diretamente da China para o Brasil sem custo de entrega. Para começar a comprar basta ter um conta Paypal, que é o método de pagamento aceito pelo site. Mas atenção... É bom lembrar que se trata de uma compra em caráter de importação de mercadorias, então, dependendo do valor da compra, pode haver tributação. Fica aqui uma dica... Para quem tem iPhone ou tablets, esse site é um verdadeiro paraíso de acessórios. Eu mesmo já comprei vários itens para o meu iPhone (capas, cabos, docks). Em se tratando de video game, lá tenho certeza que voce vai achar quase tudo para XBOX 360, PS3 e Wii. Para acessórios de áudio e vídeo também é uma maravilha, pois lá podemos encontrar cabos HDMI (que aqui no Brasil custa caro) de excelente qualidade com preços muito baixos (US$ 5,00 ~ US$ 10,00). Agora, para quem vai comprar é bom ter paciência porque a entrega pode levar até 45 dias para chegar. Bem fica aí a dica para compras baratinhas. Abraços

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Windows 8

A Microsoft divulgou oficialmente a nova versão de seu sistema operacional, o Windows 8. Ao que parece, será uma grande revolução em relação ao seu antecessor, o Windows 7. A MS disse que o seu novo sistema operacional rodará em multiplas plataformas (de tablets a PCs convencionais). Disse também que os requisitos de sistema serão semelhantes ou até mesmo inferiores ao previsto para o WIN 7, o que favorecerá a utilização de mesmo em uma gama maior de computadores. Existem rumores também pela internet de que o novo OS rodará os jogos da plataforma XBOX 360, promovendo assim uma integração ainda maior com o console. Segundo o Portal R7 o lançamento do Windows 8 deve ocorrer em 2012. O video abaixo mostra que a nova versão do windows promete muito...

 

Abraço a todos.

iOS 5 vem aí...

Para quem gosta e utiliza a plataforma iOS da Apple, como no caso eu, provavelmente até o final do mês de setembro já estará disponível a versão 5 para atualização. Tudo indica que ela será lançada junto com a próxima versão do iPhone (iPhone 5 ou iPhone 4S - ainda há algum dúvida ou especulação quanto a isso) e promete uma verdadeira revolução. Várias novas funcionalidades serão incluídas promovendo uma verdadeira melhoria no uso dos dispositivos. Para mim, uma das melhorias que mais me chamou a atenção será a possibilidade de sincronizar os dispositivos (iPhone, Ipad, iPod) com o computador sem a necessidade de cabo, ou seja, será ela feita agora via rede wifi. Outra coisa bacana que também me achou a atenção é o tal de iMessage, um app que permitirá a troca de mensagens de texto com envio de fotos e video entre dispositivos iOS usando a rede de dados (3G ou Wifi), ou seja, sms e mms free. Um detalhe a ser observado é quanto à Central de Notificações, pois esse recurso foi "copiado" do Android. Existe ainda uma expeculação circulando pela internet que o iOS 5 terá nativamente reconhecimento facial. No site da Apple Brasil está disponível uma  prévia com informações sobre o novo sistema operacional (http://www.apple.com/br/ios/ios5/features.html). Abaixo tem um video de apresentação do iOS5 que vale a pena dar uma olhada. Agora, só nos resta esperar pelo lançamento oficial.



Abraço a todos... 

Comunicação de graça via internet usando o iPhone, iPad, Tablets ou dispositivos Android

Estou passando essas dicas porque no caso resolveu o meu problema com gastos referentes a conta de celular. Seguinte... Eu antigamente tinha um gasto mensal de aproximadamente R$ 120,00 com meu plano de telefonia móvel, quando então tive o "estalo"... Porque não usar dados (internet - 3G ou Wifi) para me comunicar? Foi quando então solicitei o cancelamento do plano (hoje eu uso pré-pago TIM gastando R$ 17,00/mês) e decidi tentar usar ao máximo possível só a internet como forma de comunicação. Deu certo. Para isso eu uso no meu iPhone um plano da Claro de Internet Pré-pago, ou seja, todo inicio do mês pago apenas R$ 11,90 para ter direito a um plano de dados de 300MB, além de usar o Wifi de casa, escritório e lugares que disponibiliza acesso grátis. Para me comunicar, uso alguns aplicativos que permitem o envio de texto e voz por IP (Internet Protocol), os quais a grande maioria está disponível para iOS (iPhone e iPad) e Android. São eles:

- App Facebook
- Heytell (funcionamento igual ao da Nextel - push to talk)
- Viber (estilo skype)
- App Messenger
- Skype
- WhatsApp
- Pushme.to (http://pushme.to/)
- Voxer

Com exceção do WhatsApp, todos os demais são de graça. Claro, ainda uso e muito o bom e velho e-mail também. Portanto, fica ai a dica e quanto mais pessoas utilizarem, mais fácil fica se comunicar com custos cada vez mais reduzidos.

Abraço a todos
-

terça-feira, 26 de julho de 2011

PNBL - O Plano Nacional de Banda Larga

Parece que agora o Brasil está entrendo para o rol de países que oferecem acesso à internet de forma digna e eficiente. Está sendo criado o PNBL - O Plano Nacional de de Banda Larga, uma parceira do Governo Federal com as concessionárias que prestam serviços de telecomunicação (Oi, Telefônica, Vivo, CTBC e outras) para oferecer acesso à internte (previsto seria pacote com  velocidade de 1 Mega) a preços mais baratos (algo entre R$ 29,90 e R$ 35,00). A ideia é a popularização da rede mundial de computadores como forma de promover a inclusão digital e levar o acesso para várias regiões do país onde a internet ainda é muito precária. Sem dúvidas um grande passo a frente. Entretanto, sempre existe um "porém"... Vai haver uma franquia mensal que vai variar de 300 a 600 megas de tráfego de dados, podendo chegar a 1GB (fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/07/04/programa-nacional-de-banda-larga-oferecera-pacotes-de-um-mega-em-90-dias). Tal informação quase não é divulgada quando se fala no PNBL, então, devemos ficar atentos. Absurdo isso. Essa limitação sem dúvida é um retrocesso pois o limite é muito baixo. Só para se ter uma ideia, uma simples atualização do firmware do meu iPhone gastou 660 megas. Só ai a minha franquia já estouraria. Assistir videos no YouTube nem pensar. Download de músicas e filmes seria impossível. Após atingir a franquia sua velocidade será reduzida a velocidades a serem determinadas pela operadora, ou seja, vai ficar a crivo da concessionária que provavelmente vai jogar a conexão lá para baixo justamente para evitar sobrecarga na sua rede (porque investir em expansão que é bom nem pensar). Então caros amigos, é bom pensar se realmente vai ser interessante migrar do seu plano de internet atual para o novo plano nacional de banda larga que será oferecido. 

Tablet Coby Kyros MID7015

A pouco tempo resolvi comprar um tablet para mim. Fiz algumas pesquisas e percebi que os preços variam muito... Alguns muito caros (Motorola Xoom, Apple iPad, Samsung Galax Tab) quando então no site da loja Kabum eu me deparei como o Coby Kyros MID7015 com tela de 7'' (ficha completa no final do post), custando R$ 419,90... Achei interessante o preço e resolvi fazer algumas pesquisas pelos forum da internet. Percebi que muita gente estava falando bem do tablet e por conta disso resolvi comprar. De fato o dispositivo é bom. Cumpre o que promete. É bem robusto. Touch resistivo, mas de boa performace. Capacidade interna de 4GB expansível via microSD. Conexão a internet por meio de Wifi. Saída de Video HDMI. O único contra dele, a princípio, é a versão do Android que vem instalada, que é a 2.1, a qual não vem com a Android Market, e sim um aplicativo da própria Coby, o tal de Applib que é bem fraco. Sabendo disso, fiz as minhas pesquisas rotineiras e descobri alguns foruns especializados no Kyros que disponibilizaram a atualização do Android para a versão 2.3.3. Fiz o update (eu não né, mas o meu amigo Lopezzz. Fiquei só de co-piloto) e desde então só alegria. Touch melhou muito a precisão. Bateria aumentou muito a durabilidade. Wifi muito mais estável. Rendimento do tablet melhou 100% no modo geral. Mas o melhor de tudo dessa atualização é a presença nativa do Android Market. Agora, estão disposníveis todos dos aplicativos licenciados pelo Google podendo ser baixados para o pequeno Kyros. Postei no YouTube um video do meu rodando a versão 2.3.3 com o Market em funcionamento. Olha o link ai: http://www.youtube.com/watch?v=5RIqO4NgUSM. Bem, fica ai o meu review do tablet Coby Kyros MID 7015. Espero ter ajudado. Abraço a todos.  
 
Especificações:
- Tipo do CPU: Telechips TTC8902
- Velocidade CPU: 800 MHz
Memória
- Tipo de Memória: Flash
- Memória Máxima: Built-in 4GB/Expansível até 16GB
Tela:
- Tamanho da Tela: 7´´
- Tipo de exposição: Toque Resistiva
- Resolução da Tela: 800 x 480
- Aspect Ratio: 16:09
Rede Sem Fio:
- Tipo de WLAN: Wi-Fi 802.11b/g
Conexões:
- Entrada de áudio: Mic
- Saída de Áudio: Fone de Ouvido de 3.5mm e Built-in Speaker
- Saída de Vídeo HDMI de alta velocidade, tipo C (mini), suporta 1080P e 720P
- Porta USB: Full-size host USB (para teclado)
Formato de mídia suportado:
- Formato de texto: ePub
Geral :
- Funções adicionais: Compatível com o Microsoft ® Windows ® XP, Vista, 7 ou superior e Mac OS ou Linux em modo de armazenamento em massa
- Menu OSD Línguas: Inglês (EUA), Francês (França), Alemão, Chinês Tradicional, Chinês Simplificado, Espanhol, Italiano, Português (Brasil), Russo, Coreano, Japonês,
- Sistema Operacional: Android ™ 2.1
Alimentação:
- Entrada/Saída AC INPUT: 100-240V, DC 5V
- Tipo de Bateria: Bateria recarregável Li-poli
- Capacidade da Bateria: 3200mA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

QRCode - O novo modelo de código de barras

Recentemente descobri o tal de QR Code, sigla para "Quick Response code", que nada mais é que um código de barras destinado a dispositivos móveis como smartphones, porém, com uma diferença... o mesmo é capaz de armazenar uma quantida grande de informação (Numérica - Max. 7.089 caracteres; Alfanumerica - Max. 4.296 caracteres; Binário (8 bits) - Max. 2.953 bytes; Kanji/Kana - Max. 1.817 caracteres). Com ele é possível encodificar endereços da web, contatos telefonicos, menssagens de textos, criar cartões de visita etc. Para vizualizá-lo basta instalar algum aplicativo que dê suporte, como no caso do iOS, o RedLaser ou Scan. Pelo que andei pesquisando, as principais plataformas móveis dão suporte a ele. (iOS, Android, Blackberry, Symbian). Para criar um QR Code é fácil... basta acessar um dos serviços abaixo listados: 

Google - goo.gl
Kayma - http://qrcode.kaywa.com/
uQR.me - http://uqr.me/

O Portal G1 publicou a pouco tempo uma matéria muito boa sobre esse tema, cujo link segue abaixo:


Para quem já instalou o leitor, segue abaixo alguns QR codes... Abraço a todos...












quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Kinect

Para quem tem o XBOX 360 como console de jogos, é altamente recomendado adquirir o Kinect. Ele é o sensor de movimentos para o X360, que faz o papel do Nintendo Wii, porém sem o uso de controles. Ou seja, você é o controle! Ele capta os seus movimentos corporais, traduzindo-os em movimentos. Além disso, ele também consegue captar os sons do ambiente e fazer reconhecimento de voz. Sem dúvidas, o aparelho é sensacional e vai garantir algumas boas horas de diversão e exercícios físicos. Segue um link de um video hospedado no Youtube mostrando um pouco do que é o Kinect: (http://www.youtube.com/watch?v=CHkKtQyDI3Q). Abaixo um video da E3 2011 com alguns lançamentos para o Kinect.



Abraços

iPhone - O que já era bom agora ficará melhor ainda...

Mais uma atualização vem ai... Pelo visto, em março deste ano, o iOS chegará na versão 4.3...E detalhe... O iPhone servirá como um roteador 3G, ou seja, por meio dele, poderemos compartilhar a conexão 3G com mais outros 5 dispositivos, tanto via wifi quanto bluetooth. Só espero que tal benefício ainda seja estendido ao modelo 3G.

Fonte da notícia:
http://macmagazine.com.br/2011/01/11/rumor-ios-4-3-podera-levar-personal-hotspot-do-iphone-cdma-para-modelos-gsm/

Imagem:





Abraços