Pesquisar

domingo, 16 de outubro de 2011

iOS 5 – Primeiras impressões

Pois bem, de fato a Apple liberou no dia 12 de outubro de 2011 a nova atualizou do iOS que chegou à sua 5ª versão. Várias mudanças ocorreram no iOS, e ao meu ver, todas positivas. De inicio já se verifica que essa versão é muito mais leve. Meu iPhone 4 está rodando de forma mais solta, menos carregado. Tenho a sensação que os aplicativos estão respondendo de forma muito mais rápida e segura (até agora não tive nenhum crash). Parece que tudo está funcionando sem pesar o aparelho. Para o meu irmão que usa um iPhone 3GS foi realmente uma maravilha porque dá para perceber que o telefone ficou muito mais leve, sem tropeços ou lentidão. Dentre as modificações mais significativas, posso destacar o Centro de Notificações, o iCloud e a sincronização via wifi. O Centro de Notificações veio muito a calhar pois agora todas as informações recebidas via push pelo telefone se concentra em um só lugar, podendo ser ele visualizado até mesmo com o telefone bloqueado (para acessá-lo basta colocar o dedo na tela em cima do relógio e arrastar para baixo). O iCloud também veio como uma salvação para quem pretende sincronizar contatos, fotos e outras informações de uma mesma Apple ID com vários outros devices (iPhones, iPads e iPods de um mesmo dono). Além do mais, ficou muito fácil de localizar o seu aparelho em caso de perda ou furto, por meio do Find my phone. Pelo endereço na web (www.icloud.com) é possível ter acesso aos seus contatos, agenda, painel do Find my Phone o qual através do Google maps te fornece a localização exata (eu disse exata) do seu aparelho, além de poder bloqueá-lo, limpá-lo e ainda mandar mensagens para quem o tenha achado ou furtado. Fica também à nossa disposição um client de email com o endereço @me.com para envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Permite também a realização de backup diretamente para ele usando a rede wifi, dispensando assim o uso do PC, bastando no iTunes selecionar a função  Criar Backup no iCloud. Está certo que poderíamos ter acesso a mais serviços como lista de aplicativos instalados, por exemplo. Mas como ainda é um serviço muito novo, acho que a Apple ainda vai nos reservar algumas novidades para um futuro próximo.  A sincronização via wifi é prática porque dispensa o uso do cabo USB, bastando o PC (com o iTunes instalado) e o dispositivo estarem na mesma rede sem fio. Para ativá-la basta conectar o dispositivo uma vez pela USB e ativar sincronizar via wifi. Depois disso não será mais necessário utilizar o cabo. Porém, achei um pouco lenta a sincronização (minha rede é de 54mbits pode ser que a de 150mbits seja bem mais rápida). Uma novidade que também me chamou a atenção foi o iMessenger. Esse novo serviço permite que dispositivos iOS 5 (iphone, iPad e iPod, além do Mac OS) possam trocar mensagens de texto grátis, sem custo. No inicio demorei um pouco para localizar esse serviço porque ele está agregado à Mensagens (como se fosse enviar um SMS comum) sendo que o modo que temos para diferenciar é a cor dos balõezinhos onde, estando verde, será um SMS comum (tarifado pela operadora) e, estando azul, será uma mensagem iMessenger. Para quem gosta de tuitar será um prato feito porque o iOS 5 está integrado ao Twitter. Nas configurações do aparelho há um local dedicado a inserir os dados da sua conta do micro-blogging. Uma vez inserida você já estará conectado ao Twitter.  Quanto à câmera e fotos tivemos algumas melhorias também como a possibilidade de manipular as fotos tiradas diretamente do aparelho (cortar fotos, melhorais automáticas, redução de olhos vermelhos). Tais constatações que fiz foram mais voltadas para o iPhone. Para o iPad os benefícios são praticamente os mesmos, respeitando algumas peculiaridades. Uma que posso destacar que achei bem legal para o tablet foi a possibilidade de separar o teclado dele ao meio para facilitar a digitalização quando ele está na posição paisagem (landscape)  Bem, acho que inicialmente o que posso destacar seria isso. Para quem está na dúvida de atualizar, digo para não ter medo e instalar a nova atualização. A melhoria no desempenho dos aparelhos é bem notória.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário