Pesquisar

domingo, 16 de outubro de 2011

iOS 5 – Primeiras impressões

Pois bem, de fato a Apple liberou no dia 12 de outubro de 2011 a nova atualizou do iOS que chegou à sua 5ª versão. Várias mudanças ocorreram no iOS, e ao meu ver, todas positivas. De inicio já se verifica que essa versão é muito mais leve. Meu iPhone 4 está rodando de forma mais solta, menos carregado. Tenho a sensação que os aplicativos estão respondendo de forma muito mais rápida e segura (até agora não tive nenhum crash). Parece que tudo está funcionando sem pesar o aparelho. Para o meu irmão que usa um iPhone 3GS foi realmente uma maravilha porque dá para perceber que o telefone ficou muito mais leve, sem tropeços ou lentidão. Dentre as modificações mais significativas, posso destacar o Centro de Notificações, o iCloud e a sincronização via wifi. O Centro de Notificações veio muito a calhar pois agora todas as informações recebidas via push pelo telefone se concentra em um só lugar, podendo ser ele visualizado até mesmo com o telefone bloqueado (para acessá-lo basta colocar o dedo na tela em cima do relógio e arrastar para baixo). O iCloud também veio como uma salvação para quem pretende sincronizar contatos, fotos e outras informações de uma mesma Apple ID com vários outros devices (iPhones, iPads e iPods de um mesmo dono). Além do mais, ficou muito fácil de localizar o seu aparelho em caso de perda ou furto, por meio do Find my phone. Pelo endereço na web (www.icloud.com) é possível ter acesso aos seus contatos, agenda, painel do Find my Phone o qual através do Google maps te fornece a localização exata (eu disse exata) do seu aparelho, além de poder bloqueá-lo, limpá-lo e ainda mandar mensagens para quem o tenha achado ou furtado. Fica também à nossa disposição um client de email com o endereço @me.com para envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Permite também a realização de backup diretamente para ele usando a rede wifi, dispensando assim o uso do PC, bastando no iTunes selecionar a função  Criar Backup no iCloud. Está certo que poderíamos ter acesso a mais serviços como lista de aplicativos instalados, por exemplo. Mas como ainda é um serviço muito novo, acho que a Apple ainda vai nos reservar algumas novidades para um futuro próximo.  A sincronização via wifi é prática porque dispensa o uso do cabo USB, bastando o PC (com o iTunes instalado) e o dispositivo estarem na mesma rede sem fio. Para ativá-la basta conectar o dispositivo uma vez pela USB e ativar sincronizar via wifi. Depois disso não será mais necessário utilizar o cabo. Porém, achei um pouco lenta a sincronização (minha rede é de 54mbits pode ser que a de 150mbits seja bem mais rápida). Uma novidade que também me chamou a atenção foi o iMessenger. Esse novo serviço permite que dispositivos iOS 5 (iphone, iPad e iPod, além do Mac OS) possam trocar mensagens de texto grátis, sem custo. No inicio demorei um pouco para localizar esse serviço porque ele está agregado à Mensagens (como se fosse enviar um SMS comum) sendo que o modo que temos para diferenciar é a cor dos balõezinhos onde, estando verde, será um SMS comum (tarifado pela operadora) e, estando azul, será uma mensagem iMessenger. Para quem gosta de tuitar será um prato feito porque o iOS 5 está integrado ao Twitter. Nas configurações do aparelho há um local dedicado a inserir os dados da sua conta do micro-blogging. Uma vez inserida você já estará conectado ao Twitter.  Quanto à câmera e fotos tivemos algumas melhorias também como a possibilidade de manipular as fotos tiradas diretamente do aparelho (cortar fotos, melhorais automáticas, redução de olhos vermelhos). Tais constatações que fiz foram mais voltadas para o iPhone. Para o iPad os benefícios são praticamente os mesmos, respeitando algumas peculiaridades. Uma que posso destacar que achei bem legal para o tablet foi a possibilidade de separar o teclado dele ao meio para facilitar a digitalização quando ele está na posição paisagem (landscape)  Bem, acho que inicialmente o que posso destacar seria isso. Para quem está na dúvida de atualizar, digo para não ter medo e instalar a nova atualização. A melhoria no desempenho dos aparelhos é bem notória.    

terça-feira, 11 de outubro de 2011

iTune 10.5 já disponível para download.. que venha o iOS 5

Amigos, fui verificar aqui e já está disponível a versão 10.5 do iTunes, o que significa que o iOS 5 de fato está vindo... Pelo que foi divulgado no último Keynote da Apple, a nossa querida Maçã estaria por disponibilizar a nova versão do iOS no dia 12/11/2011, ou seja, amanhã. Com essa atualização do iTunes tudo indica que a previsão será confirmada. Vou aguarda ansiosamente pela chegada o iOS 5. Abraço a todos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Criando um app para smartphones iOS e Android

Estava eu passeando pelos fóruns e sites sobre como criar o seu app para smartphones quando então me deparei com o site AppMakr (site: www.appmark.com). Achei interessante e comecei a ler. Percebi que o site te permite criar apps para sistemas Android e iOS de forma rápida e online, sem a necessidade de baixar e instalar nada no seu PC. De fato a criação é muito simples, bastando seguir o passo-a-passo ali indicado. Porém, dada a facilidade, o conteúdo dos apps a serem criados é muito simples. Ainda sim é uma fonte muito interessante para quem está começando ou tem interesse em começar a criar aplicativos para smartphones. Diante dessa facilidade não pude deixar de criar o app do meu blog, o qual batizei de Blog TnC. Infelizmente, dada a burocracia que a Apple Store exige para se publicar um aplicativo, só criei a versão para Android que pode ser baixada diretamente do link abaixo. Abraço a todos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mistério revelado... Apple lança o iPhone 4S

Hoje foi o evento da Apple que apresentou o novo iOS 5 e o novo membro da família iPhone, o iPhone 4S. Basicamente a diferença do novo smartphone foi a melhoria do processador, saindo o A4 entrando o A5 com dois núcleos e a câmera de 8MP, capaz de oferecer gravação em 1080p, ou seja, full HD. Melhorias no processamento gráfico e também na bateria, que provavelmente durará mais tempo. Bem acho que a grande novidade mesmo foi o novo iOS, que chega na sua versão 5. Ele estará disponível para download a partir de 12 de outubro. Poderão receber a atualização os iPhones 3GS, 4 e 4S, iPods de 3a e 4a gerações e as duas versão do iPad. Bem para quem não pôde acompanahar o evento da Apple realizada hoje segue abaixo os melhores momentos. Agradecimentos ao site da revista INFO Online.

14:00h: Tim Cook já está no palco e faz uma breve introdução sobre sua primeira apresentação como CEO da Apple.

14:08h: Cook fala sobre as duas novas lojas da Apple na China (Hong Kong e Shanghai), as maiores localizadas na Ásia. No total a Apple possui 357 lojas em 11 países.

14:10h: Seis milhões de cópias do Mac OS X Lion foram vendidas até agora. Um crescimento de 80% com relação ao sistema passado.

14:13h: A plataforma Mac cresceu 23% somente no ano passado e atualmente a Apple possui 60 milhões de usuários Mac, totalizando 23% de market share.

14:14h: "Com 77% das pessoas comprando outras máquinas, isso significa que temos ainda um longo caminho pela frente", diz Cook.

14:16h: 300 milhões de iPods foram vendidos até hoje desde o lançamento em 2001. Isto significa 78% do mercado de players multimídia.

14:18h: O iTunes possui atualmente 20 milhões de músicas e mais de 16 bilhões de downloads de músicas.

14:23h: O iPhone 4 registrou a marca de ser o smartphone que mais vendeu entre todas as gerações do aparelho. Hoje possui mais de 5% do mercado.

14:25h: Já são mais de 250 milhões de dispositivos com sistema iOS vendidos em todo o mundo. Incluem iPhone, iPod, iPad.

14:27h: O iOS possui 61% do mercado e mais de 500 mil aplicativos disponíveis.

14:28h: A App Store já teve mais de 18 bilhões de downloads (cerca de 1 bilhão por mês). A Apple já teria pago US$ 3 bilhões aos desenvolvedores de aplicativos.

14:31h: Scott Forstall, vice-presidente sênior da divisão do software iOS, sobe ao palco para falar sobre a quinta geração do sistema operacional móvel.

14:33h: Os executivos demonstram as novas funcionalidades do iOS 5, como o atalho para a câmera fotográfica aplicado ao botão de desbloquear a tela e uma melhor integração com o Twitter. 

14:37h: Forstall confirma o update para o iOS 5 no dia 12 de outubro, para usuários de iPhone (4 e 3GS), iPad 1 e 2; iPod Touch (3ª e 4ª geração).

14:39h: Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet da Apple, sobe ao palco para falar sobre o iCloud.

14:42h: Cue apresentou também uma nova função, chamada de Find My Friends, uma espécie de Foursquare entre amigos usuários do iOS. Voc~e também pode controlar por quanto tempo esses dados de localização ficarão ativos.

14:44h: O iCloud estará disponível no dia 12 de outubro, juntamente com o iOS 5.

14:46h: O iTunes Match, que irá verificar e checar os arquivos de música compatíveis entre seu aparelho e o sistema da Apple, estará disponível somente nos Estados Unidos a partir do final de outubro.

14:49h: Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, entra no palco para falar sobre a nova linha de iPods. O novo Shuffle custará US$ 49 (2GB).

14:51h: O novo iPod Nano trará 16 opções de relógio para montar. Os valores a partir de hoje são: US$ 129 (8GB) e US$ 149 (16GB).

14:53h: O iPod Touch chegará por US$ 199 (8GB), US$ 299 (32GB), US$ 399 (64GB).

14: 55h: Parece mesmo que a Apple abandonou o iPod Classic...

14:56h: E a Apple confirma o iPhone 4S, um upgrade do smartphone atual. Traz processador A5 (dual-core), mesmo design, gráficos de dois núcleos. A bateria irá durar até 14 horas para conversas de voz e até 9 horas para navegação via Wi-Fi.

14:58h: Iniciam as demonstrações do poder gráfico do iPhone 4S, rodando jogos como Infinity Blade 2, que utiliza as mesmas técnicas gráficas do God of War e chegará no dia 1º de dezembro.

15:02h: A antena do iPhone 4S foi modificada para evitar o "antennagate" e terá um sistema inteligente para alternar entre as antenas disponíveis até obter o melhor sinal.

15:04h: O iPhone 4S será um "world phone", com dupla conexão em GSM e CDMA.

15:05h: A câmera do iPhone 4S também ganhou um upgrade e terá 8MP de resolução (3264x2448 pixels), abertura de f/2.4. Significa 60% mais pixels que a câmera do atual iPhone 4.

15:11h: A câmera também realiza fotos em Macro. A primeira foto leva 1.1 segundo para ser tirada, a segunda dispara em 0,5 segundo.

15:13h: A câmera também irá filmar em HD (1080p), com estabilização de imagem e redução de ruídos.

15:15h: O executivo também apresenta a função AirPlay Mirroring, possibilitando enviar (com ou sem fio) os vídeos e imagens do iPhone 4S para o televisor.

15:17h: o aparelho virá agora com reconhecimento de voz, para realizar buscas por arquivos ou direções. Estas funções fazem parte do software Siri, adquirido recentemente pela Apple. Ele será um assistente inteligente no iPhone 4S, respondendo a dúvidas do usuário (como temperatura ou horário em algum local), cria notificações e lembretes.

15:30h: O reconhecimento de voz (Siri) beta chega em inglês (EUA, Reino Unido, Austrália), Francês e Alemão, somente para o iPhone 4S.

15:37h: O iPhone 4S chega dia 14 de outubro em 7 países (EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão), com pré-venda a partir de 07/10. E no dia 28 em mais 22 países. E outros 70 países até o final do ano, totalizando 100 operadoras em todo o mundo. O Brasil, claro, ficou de fora dessa listagem inicial, por enquanto.

15:38h: Os valores do iPhone 4S (com 2 anos de contrato nos EUA) serão US$ 199 (16GB); US$ 299 (32GB) e US$ 399 (64GB).

15:40h: Os outros modelos de iPhone também sofreram redução de preço. O iPhone 3GS por US$ 49 (8GB) e o iPhone 4 por US$ 199 (16GB).
(Fonte revista INFO Online)
Agora, vamos espara pela disponibilização do updade do iOS 5. Abraços