Pesquisar

sábado, 31 de dezembro de 2011

Apps de SMS via internet

Estou aqui em Cabo Frio-RJ, Região dos Lagos, para passar o Reveillon e como a cidade está muito cheia, a comunicação de um modo geral está péssima. Parece que as operadoras não estão aguentando o tráfego de informação nas respectivas redes. Tanto ligações quanto 3G, pelo menos da TIM, estão muito sobrecarregados. Para escrever esse post estou usando uma conexão pré-paga da Claro, que a princípio, está melhor um pouco que a TIM. Pois bem, como se comunicar (bem e de graça) numa situação dessas? A resposta, apps de SMS que utilizam rede de dados (WIFI, 3G ou Edge). Ainda que o acesso esteja lento, os SMS são mensagens de texto com pacotes de dados muito pequenos e por conta disso, são facilmente enviadas, e, utilizando a rede de dados, elas são de graça e ilimitadas. Para usá-las, basta ter instalados aplicativos que dão suporte a esse tipo de mensagem. Para quem usa o iOS 5, nativamente tem o iMessage. Para quem não usa o iOS 5 ou usa a plataforma Android, recomendo a instalação do WhatsApp ou do Viber. Essa foi a solução que achei aqui para me comunicar de forma grátis e prática. Fica aí a dica. Feliz Ano Novo para todos, que venha 2012.    

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Raspberry PI - O menor computador do mundo

Achei muito interessante a idéia, então resolvi postar. No Reino Unido desenvolvedores criaram o menor computador do mundo, pois o mesmo é do tamanho aproximado de um Pendrive. Possui hardware modesto, mas não faz feio. Seu sistema operacional é um GNU/Linux e a concepção inicial dele é voltado para uso em escolas, ou seja, educacional. Não só o menor computador do mundo mais também o mais barato. Seus criadores acreditam que o Raspberry PI poderá ser vendido a US$ 25,00. Segue abaixo a suas configurações e um video mostrando o funcionamento do pequeno notável.

- Processador ARM de 700 Mhz
- 128 megabytes de RAM
- Cartão SD para armazenamento
- Porta USB
- Porta HDMI.


 

Investimento em infra-estrutura de rede no Brasil

O homem mais rico do mundo, o empresário mexicano Carlos Slim, deve investir mais ou menos 10 bilhões de dólares no Brasil em 2012. Esse investimento deve ser destinado às empresas controladas por Slim no país, a Claro, a Embratel e a Net. Será expandida da rede de fibra ótica (será instalado um cabo submarino ligando Brasil e EUA), a rede 3G e na instalação da rede 4G. Essa informação é do jornal Folha de São Paulo. Se tal investimento realmente acontecer, as empresas deles certamente sairão na frente no quesito qualidade dos serviços prestados. Isso significa maior estabilidade e cobertura das conexões bem como um possível aumento considerável nas velocidades de transmissão de dados. Já que o governo não investe, é bom saber que o capital estrangerio sabe do potencial do país e com isso investe.

Qual Navegador de Internet usar?

Bem, vamos para uma rapidinha aqui... Qual navegador usar? Por padrão, o Windows vem instalado o navegador Internet Explorer (IE 8.0 ou 9.0). Todavia, existem vários outros disponíveis e gratuítos para download, tais como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera e outros. Atualmente, o IE é o navegador mais utilizado no mundo (muito se explica disso é o fato dele ser o navegador padrão do Windows, sistema operacional mais usado no mundo), porém, o fato de ser o mais usado não significa que é o mais seguro o ou mais rápido. A nível Brasil, o seu rival Google Chrome esse ano assumiu a liderança entre o browser mais usado, seguido do IE e depois o Mozilla Firefox. E sinceramente, com razão ele assumiu a ponta. O Google Chrome vem se mostrando ser um dos navegadores mais modernos, rápidos, leves e seguros atualmente disponíveis. Hoje ele se encontra em sua 15ª versão, pois possui um ciclo de atualização bem rápido, o que acaba sendo bom, pois sempre novas tecnologias são agregadas ao navegador. Eu aqui utilizo tanto o Google Chrome quanto o Mozilla Firefox. Esse último sem dúvidas também é um dos melhores navegadores atualmente disponível. O mesmo está em sua 9ª versão. Dentre esses, para quem acabou de comprar um PC ou Notebook novo ou está iniciando a sua vida no mundo digital, indicaria como Navegadores padrões o Chrome e/ou Firefox.

Pacote pré-pago de internet 3G Claro

Escrevi a pouco sobre a internet 3G pré-paga da TIM. Resolvi agora escrever também sobre o pacote de internet 3G pré-paga da Claro, que, basicamente, funciona igual ao da TIM, com algumas diferenças. Por força da competição, a Claro possou a oferecer também internet a R$ 0,50 ao dia, quando usado, o que totaliza R$ 15,50 ao mês. Entretanto, a Claro oferece um outro pacote de internet pré-pago que pode ser habilitado por solicitação via SMS para o número 767 com a palavra PACOTE ou ligando para o call center, sendo: Pacote de 150 megas por 15 dias a R$ 6,90 ou pacote de 300 megas por 30 dias a R$ 11,90, com velocidade a 300kbps ou 30Kb/s. Vale ressaltar que a plano também é ilimitado, pois, ao ultrapassar a franquia contratada não há corte do serviço ocorrendo apenas a redução da velocidade para 32kbps. Praticamente a mesma coisa de sua concorrente TIM. Uma desvantagem neste plano é o fato de ter que refazer a contratação todo mês pois esse serviço pré-pago não se renova automaticamente. Vale lembrar que esse plano também funciona ao se colocar o chip em um modem 3G, porém, é necessário mudar a APN ou ponto de acesso (dados no final do post). Fiz um teste aqui quando conectado pelo 3G da Claro e a qualidade me supreendeu em relação a TIM (velocidade da TIM aqui gira na casa dos 15 kb/s a 20 kb/s), pois a velocidade ficou realmente dentro do esperado, e olha aqui em casa o sinal não é muito bom. Fica aí mais uma dica para que não pretende gastar muito com uma conexão 3G. É bom lembrar que antes de contratar qualquer serviço, faça a verificação junto à concessionária para ver a disponibilidade de cobertura do sinal.

Perfil: Claro 3G
APN ou ponto de acesso: claro.com.br (se deixar bandalarga.claro.com.br ele não conecta)
Login: Claro
Senha: Claro

Teste de velocidade pelo RJNET-Velocimetro:


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TIM Infinity Web - Internet baratinha e funcional

Para quem busca um acesso segundário e simples à internet fica a dica: conexão 3G da TIM pelo plano Infinity Web. Isso mesmo, basta ir a uma loja da TIM, ou banca de jornal ou qualquer outro local que venda o chip pré-pago e comprá-lo. Uma vez ativado, voce terá no seu smatphone ou modem 3G internet por R$ 0,50 ao dia, ou seja, R$ 15,50 ao mês! E como já dito, funciona também se você colocar o chip pré em um modem 3G. E o melhor de tudo é que é ilimitado. Porém, esse ilimitado tem uma ressalva. Vou explicar... Esse plano te oferece uma conexão de 300kbps ou 30kb/s de velocidade para os primeiros 10 megas trafegados. Após, a velocidade é reduzida para 50kbps ou +ou- 6kb/s, mas você continua navegado de forma ilimitada. Para um smartphone, 10 megas de tráfego de dados podem ser suficientes haja vista que o sistema é otimizado para um consumo mais baixo de informação. Mas para o uso em um modem 3G em um PC ou Notebook, 10 megas simplesmente acabam em minutos. Entretanto, como dito, ainda que a velocidade seja reduzida, pode ser que venha a calhar uma vez que o acesso é ilimitado. Para navegação mais simples, tipo, checagem de e-mail, leitura de jornais e revistas ou nevegação em redes sociais (Facebook ou Twitter) a redução de velocidade pode não ser um incômodo. 

Para quem quiser, segue abaixo as configurações para o modem 3G funcionar, caso ele não seja da TIM:

Perfil: TIM 3G
APN ou ponto de acesso: tim.br
Login: TIM
Senha: TIM

Roteador 3G EDIMAX 3G-6200n

Recentemente vi pelos fóruns da internet usuários comentando sobre roteadores 3G, como meio de compartilhar a conexão 3G atualmente disponível. Assim sendo, fiquei curioso e resolvi experimentar e acabei comprando o modelo EDIMAX 3G-6200n, o qual conta com uma porta USB, permitindo assim plugar um modem 3G para compartihamento de internet, ou então utilizar tal porta para servidor de impressão, bastando plugar ali uma impressora e configurá-la (como servidor de impressão eu ainda não testei). Pois bem, o aparelho chegou para mim e eu então comecei a configurá-lo. Em princípio, nada mais é que um roteador WIFI comum, porém, com suporte a conexões 3G. Achei fácil a configuração dele. De início, peguei um modem HUAWEI E173 desbloqueado e coloquei um chip da Claro. Fui para a guia WAN (local para configuração do acesso a internet) e configurei os dados para o ponto de acesso - APN. Para a minha surpresa, o aparelho não conectou na rede 3G. Então tentei com um chip da TIM e também não funcionou. Testei com um outro modem 3G que eu tenho aqui (modem genérico comprado no dealextreme.com) e também não funionou. Fiquei um pouco decepcionado, pois estava achando que era algum defeito do aparelho, quando então comecei a verificar no Google e constatei que outras pessoas também tiveram o mesmo problema. Fui para a página da EDIMAX e procurei por atualizações de firmware e lá encontrei uma versão mais atual (versão 2.20). Baixei e atualizei. Pronto, problema resolvido. De cara a guia WAN 3G já apresentou muitas mudanças como, no caso, já pré-configurado os pontos da acesso - APNs - das operadoras do Brasil. O aparelho reconheceu o meu modem genérico e eu consegui conectar pela rede da TIM e da Claro. Quanto ao HUAWEI E173, não funcionou. Usei normalmente a minha conexão 3G da TIM (TIM infinity Web) com meu notebook e meu iPhone. Demonstrou boa estabilidade e bom alcance. Até então sem queixas. Para quem viaja muito que quer compartilhar sua conexão 3G com outros dispositivos vale a pena. Já vou deixar aqui o link direto para o download da atualização do firmware: Versão 2.20




Segue a seguir as especificações do aparelho:

Interface de Hardware:
- Uma WAN + Quatro Portas 10/100Mbps LAN UTP
- Uma porta USB 2.0 para 3G/3.5G Modem USB ou Impressora
- Indicadores LED: Power, WLAN, WAN, 3G, ea articulação / Atividade
- WPS / Reset
- Ligue para wireless on / off

WAN:
- Suporta 3G/3.5G (UMTS / HSDPA)
- Suporta modem cabo / xDSL
- Protocolo Ethernet WAN: PPPoE / Static IP / PPTP / Dinâmica IP/L2TP / Telstra Big Pond

SEGURANÇA:
- NAT / NAPT IP Sharing
- 64/128-bit WEP e WPA-PSK, WPA2-PSK
- Cliente DHCP Server /
- MAC / IP Filter e Bloqueio de URL
- Firewall SPI Anti-DoS  


ATUALIZADO

Fiz aqui o teste com o modem 3G ZTE MF190 com um chip da Claro e funcionou também. 

ATUALIZADO

Seguinte, depois de um certo tempo ligado percebi que a conexão WIFI dele está travando. Via cabo de rede (LAN) ele continua funcionando normalmente. Vou tentar resolver. 

ATUALIZADO 

Me parece que o problema de travamento do WIFI foi resolvido. Percebi que os travamentos aconteciam quando o roteador ficavam algum tempo sem atividade, o que resultava também em inatividade da WAN 3G. Então no roteador achei uma guia (inicio > configuração geral > Definições avançadas > Activação pós-falha) com ajustes para evitar que a conexão 3G ficasse ociosa (quando então o roteador parava de funcionar). Fiz as configs e pronto, tudo resolvido... Roteador e Modem funcionando sem problemas. Segue imagem com os ajustes que fiz aqui (clique na imagem para ampliar).   




ATUALIZADO 

Depois de sucessivos travamentos, o roteador faleceu. Travou e não funciona mais. Desisti dele. Hoje estou usando o TP-Link MR3020. Fantástico. Inclusi já postei um review dele aqui no blog, que pode ser acessado por este link



 


Transformando seu iPhone 4 em um roteador WIFI

Não sei se todos sabem, mas o iPhone 4 e o 4S oferecem uma função extremamente útil para quem tem planos de internet 3G, qual seja, transformar o seu iPhone em um roteador WIFI. Assim, por meio dele, você poderá compartilhar o seu acesso 3G com mais 05 dispositivos que oferecem conexão WIFI (notebooks, tablets etc). Trata-se de uma função nativa do iOS, chamada Acesso Pessoal. Para usá-la, basta seguir os seguintes passos:

1º. Vá em Ajustes > Acesso Pessoal e ative-o.
2º. Escolha ativar a rede WIFI ou Bluetooth ou o USB.
3º. Escolha uma senha para a sua conexão.
 
Agora que seu iPhone se tornou um roteador de WiFi. Agora basta no computador localizar a rede sem fio com o nome do seu dispositivo e conectar.

Nos modelos anteriores também é possível utilizar esse método de compartilhamento de dados (iPhone 3GS via bluetooth e USB e iPhone 3G via USB), lembrando que somente no iPhone 4 em diante será possível a conexão via WIFI. 

domingo, 25 de dezembro de 2011

Heytell - App para comunicação Push To Talk


Muito se fala em soluções para comunicação fácil, barata e ilimitada. Entretanto esse tipo de solução na maioria das vezes não é simples de se encontrar ou então é paga ou pode não estar disponível na região onde você reside. Ao meu ver, parece que consegui uma solução ideal, e para começar a usar, basta possuir um smartphone com iOS ou Android. Trata-se de um aplicativo gratuito chamado Heytell (disponível no App Store e no Market), o qual utilizada a rede de dados (wifi, 3G ou Edge) para transmitir a comunicação. Basicamente, ele funciona como um Push To Talk, ou seja, igual a Nextel. A vantagem é que o app independe de operadoras para funcionar, vale dizer, entre qualquer uma delas (Oi, Claro, Vivo, TIM) você consegue se comunicar com seus contatos. E se você estiver utilizando uma rede wifi, terá custo zero de comunicação, sendo possível conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter o app instalado e estar sob cobertura de qualquer serviço de internet. Penso que esse app pode ser muito mais vantajoso do que a contratação de plano da Nextel. Atualmente utilizo esse app como minha forma principal de comunicação, usando-o com praticamente todos os meus amigos, familiares e minha namorada. Então, fica aí a dica. Segue um video mostrando o funcionamento do aplicativo.