Há algum tempo, tem-se ouvido falar sobre os Bitcoins, uma crypto moeda que circula a internet e vem ganhando valor a cada dia, atingindo, inclusive, valores elevadíssimos em moedas estrangeiras (US$ 1000,00) e também em reais (R$ 2900,00) por unidade. Como parece estar se formando uma tendência, ou seja, a utilização de moedas digitais e mercados digitais, surgiu a pouco uma nova moeda, o Litecoin (LTC) derivada por assim se dizer do Bitcoin, que vem se valorizando com o tempo, porém ainda barata perto da sua irmã mais velha. Hoje, uma unidade do Litecoin está valendo algo em torno de R$ 90,00, segundo cotação do site Mercado Bitcoin casa de troca referência no Brasil. Achei muito interessante esse assunto e comecei a me aprofundar, iniciando inclusive no sistema de compra e venda dessas moedas pelo Mercado Bitcoin. Como sou ainda iniciante no assunto, tenho pouca informação a passar. Atualmente, busco informações na internet sobre o tema e acompanho alguns sites, como o oficial da moeda, fóruns, a página do Wikipedia oficial do LTC e pools de mineração. Deixo então com esse post um caminho aberto aqui no blog para troca de informação sobre o tema. Bem para quem leu o post e gostou, segue ai o meu Litecoin Address para doações, :)
Então, no post anterior eu fiz uma pequena resenha sobre o 4G da Claro e agora, tive o prazer também de utilizar o 4G da Vivo aqui em Juiz de Fora. O teste foi feito com um modem Huawei E3276 da Vivo, porém desbloqueado, comprado no Mercado Livre. Ao que parece, a cobertura da Vivo aqui na cidade é mais ampla que a da Claro. O serviço é bom, demonstrou boa estabilidade. A velocidade de download do 4G da Vivo é mais limitada, sendo que o máximo atingido foi de 10 mbits (girou entre 6 e 8 mbits). Inclusive, na loja da Vivo aqui na cidade o funcionário me disse que seria isso mesmo. O Ping e o upload foram bem melhores que o 4G da Claro. Nos testes, o upload registrou sempre velocidades acima de 4 mbits e o Ping na casa dos 80ms. De fato é um serviço bom, e que na falta de opções para uma
banda larga fixa tradicional, ele vai servir. Lógico que de uma forma mais limitada devido ao fato de haver limites de franquia. Mas em suma, a qualidade é boa e garante um nível satisfatório para navegação móvel, incluindo aí uso de emails, navegação, redes sociais e até mesmo streaming de mídia. Segue abaixo o vídeo com algumas medições.
ATUALIZAÇÃO
Estou usando também o 4G da Vivo no iPhone e realmente o serviço tem se mostrado muito bom e eficiente. Em alguns testes de velocidade, consegui resultados surpreendentes, com velocidades na casa dos 89 mbits de download e 25 mbits de upload (provavelmente são picos.), conforme print de tela abaixo. A cobertura também está se mostrando bem ampla, atingindo grande parte do centro e alguns bairros próximos. Resolvi também fazer um vídeo do teste de velocidade, feito dentro de casa, no centro da cidade, o qual segue neste link
Há algum tempo atrás eu tinha feito uma postagem a respeito do inicio do 4G LTE em alguns municípios, e para a minha alegria, parece que Juiz de Fora já entrou para o rol da cidades que já contam com acesso a essa nova tecnologia. A ideia dessa postagem é mostrar as primeiras impressões sobre essa nova forma de acesso a internet móvel. Por enquanto, não tenho nada, mas nada mesmo, a reclamar. Então vamos lá. Primeiramente, para se ter acesso ao 4G, é necessário ter um aparelho compatível com essa tecnologia, que aqui no Brasil, adota a Banda 7, ou seja, opera na frequência de 2600MHZ. No meu caso, estou usando o celular Samsung Galaxy Express 4G (GT-I8730). Mas não basta ter apenas o aparelho compatível, é necessário que seu plano junto a sua operadora também seja elegível para o 4G. Aqui, optei pelo plano Claro Online de 2GB, que dá suporte ao 4GMax da Claro.
De fato, o 4G faz a diferença na navegação móvel. Realmente o acesso é bem, bem rápido e estável. Checagem e envio de emails, redes sociais, mensageiros instantâneos e a navegação propriamente dita se tornou muito prazerosa e continua. Não tem engasgos e lentidão, mesmo com o sinal fraco (escala com um pino de sinal). Downloads de apps e manuseio de arquivos em armazenamento da nuvem (Dropbox) agora não é problema para o acesso móvel, como era no caso do 3G. Fiz (e ainda estou fazendo) testes de velocidade para ir verificando a "saúde" da rede LTE, e de fato, os resultados são impressionantes e animadores. Alguns deles alcançaram velocidades impressionantes de 50 Mbtis de download. Entretanto, a média das velocidades gira na casa dos 12, 15 Mbits de download, o que não é nada mau. Estou usando duas plataformas para fazer os testes, sendo o Speedtest.net e o OpenSignal. Este último app é bem completo no que diz respeito a diagnóstico de rede. Como ele podemos até visualizar um mapa com a cobertura do sinal disponível. No que diz respeito a sinal, aqui em Juiz de Fora consegui acesso em bairros localizados mais para o centro da cidade, sendo eles: Alto dos Passos, Santa Helena, Granbery, Bom Pastor e Poço Rico. Acredito que a cobertura ainda está em expansão e muito em breve outras localidades estarão operando no 4G. Quando não há cobertura LTE, meu telefone opera no 3GMax, que também não está fazendo feio, pois está atingindo velocidades de 3 a 5 megas. Bem, como eu disse, essas são as minhas primeiras impressões sobre o 4G e ao que parece, realmente vai ser uma mudança bem profunda em relação ao 3G, que aqui no Brasil não se mostrou muito empolgante. Aos que também já puderam usar o 4G, deixem nos comentários suas opiniões e impressões. Vou colocar logo abaixo alguns prints de tela com os testes de velocidade e um vídeo que eu fiz.
Como o pessoal já sabe, o serviço 4G (LTE) já está em funcionamento em vários municípios brasileiros e promete ser uma revolução em termos de acesso móvel a internet. De olho nisso, já estou de posse de um celular compatível que a versão brasileira (2.5ghz-2.6ghz), o Samsung Galaxy Express, e assim que for possível (infelizmente minha cidade ainda foi agraciada com o 4G) irei postar as primeira impressões, prints de tela e um vídeo com o teste de velocidade. No YouTube já é possível achar vídeos de usuários que já estão utilizando o serviço, e pelo que parece, o 4G de fato é muito bom, atingindo velocidades médias de 15 a 20 megas de download (as vezes até mais). Como sou usuário da Claro, o que será verificado então será o serviço 4GMax. #4GLTE
Vídeo postado no YouTube por um usuário residente em Cuiabá
Para quem curte um comparativo ou um teste de velocidade de banda larga contratada, segue a seguir teste de velocidade da banda de 15 Megas da GVT em Juiz de Fora. Até então, o serviço dela aqui na cidade vai muito bem. Fiz as medições pelo Speed Test, conectado pela WIFI (rede sem fios) no padrão 802.11n. Para acessar o vídeo, clique aqui.
Atenção novos usuários do app WhatsApp para iPhone, a partir de agora os desenvolvedores do aplicativo passarão a cobrar uma taxa anual de US$ 0,99 para quem quiser continuar a usar a plataforma. O primeiro ano de utilização será gratuita e a taxa será cobrada a partir do segundo ano. A partir de agora, o download do app é grátis. Com isso, a empresa por trás do app está padronizando o modelo de negócios dela, pois em outros sistemas, como no Android, essa situação já havia sido implementada. A informação foi veiculada no blog do site do WhatsApp, que pode ser conferido clicando aqui. Com isso, acredito que outros apps de mensagem instantânea ganharam mais aceitação, como é o caso do Viber, que ainda é grátis. Pelo que deu a entender, essa medida se aplicará para novos usuários do serviço. Para aqueles já tinham o app instalado e em uso, continuará grátis. Segue trecho da notícia:
First, we are updating our business model for new iPhone users going
forward. As you know, we used to charge iPhone users a $.99 one time
payment, while Android and other platforms had free service for the
first year and paid $0.99 a year after that. From now on, we’ve
simplified our business model so that all users on all platforms will
enjoy their first year of WhatsApp service for free, and only pay $.99
per year after that. We feel that this model will allow us to become the
communications service of the 21st century, and provide you the best
way to stay in touch with your friends and family with no ads
getting in the way. The good news for all current iPhone users is that
WhatsApp will be free of charge for the rest of your life.
Atenção proprietários do Samsung Galaxy SII Lite ou Galaxy S Advance, a Samsung liberou a atualização de sistema para o SO Android 4.1.2, o famoso Jelly Bean. Para fazer o updade, é necessário baixar o versão mais nova do Kies (clique aqui), plugar o telefone no PC e seguir as instruções. Não tem mistério e demora mais ou menos de 30 a 45 minutos (vai depender da sua internet também). Após a instalação, siga os passos para a ativação. No aparelho que eu fiz (foi de um amigo meu) deu tudo certo e o telefone recuperou praticamente toda a informação que já havia nele. O back-up restaurado com sucesso. Diz ele que o telefone ficou muito bom. Bem fica aí a dica.
Ampliando a linha da família Galaxy, a Samsung
trouxe para o Brasil o Samsung Galaxy Express I8730. Como já estava eu pensando
em fazer um updade nos meus gadgets, aproveitei a situação para adquirir esse
novo modelo. Até então, sem arrependimentos.
Fiz a compra pela Kabum, que por sinal, foi extremamente rápida em fazer a
entrega (24hrs após a compra). Quando chegou, passei pelo ritual que todos nós
passamos quando se compra pela net... tratei de abrir rápido a embalagem para
colocar o “brinquedo” novo para funcionar. Nele, estou usando um chip Claro no Plano
Controle. As primeiras impressões foram as melhores possíveis, pois o
smartphone de fato é muito bonito e tem presença. Escolhi o modelo com a cor
cinza (cinza chumbo) em detalhe de cromo ao redor. Bem fino e leve, o Galaxy
Express tem tela de 4.5’’ com resolução 480x800, super AMOLED (contraste
sensacional). Com esse tamanho de tela, o uso ficou muito agradável, sendo
possível manusear o telefone com apenas uma mão sem problemas. Vem já de fábrica com o SO Android 4.1.2, ou
seja, Jelly Bean, com possível atualização para o 4.2 (fonte SamMobile). Com
questão ao SO, só tenho a elogiar e até então, foi o melhor Android que já tive
contato. O Hardware pode ser considerado bom, pois trás embarcado o processador
Snapdragon Dual-Core rodando a 1.2GHZ, 1GB de RAM, GPU Adreno 305, armazenamento de 8G, sendo que
livre mesmo para o usuário são 4GB e fornece ainda slot para cartão MicroSD para expansão de armazenamento. Possui embarcado também suporte a tecnologia NFC. Com essa configuração o telefone funciona
liso, sem travamentos e com carregamento de apps de forma bem ágil. Quanto à
rede, que para mim foi o diferencial, o Galaxy Express vem com suporte ao LTE
4G de 2600MHZ, ou seja, compatível com a rede 4G brasileira, além de contar
também com o suporte a rede HSPA+. Na minha cidade ainda não há o 4G em
funcionamento, mas assim que estiver, irei tecer meus comentários, mas posso
dizer que na rede HSPA+ o telefone está indo muito bem. A autonomia da bateria é bem boa chegando a durar comigo em torno de 2 ou 3 dias. Câmera traseira de
5MP e dianteira de 1.3MP, sendo que com ela é possível filmar em HD. Ele é
classificado como um dispositivo mid-range, ou seja, intermediário. Mas até
acho que essa classificação não é muito justa porque sem dúvidas ele está
acima da média da categoria dele. Então, para quem busca um smartphone bem
robusto a um preço mais em conta, esse é a solução. Vou deixar logo abaixo as
especificações dele. ATUALIZADO O 4G chegou aqui em Juiz de Fora e agora estou usando nele o da Claro. Funciona muito bem. Até o momento sem reclamações. Excelente dispositivo. Inclusive tem aqui no blog um post sobre o 4G da Claro que eu fiz que mostra o funcionamento dele na rede LTE. Segue vídeo do telefone funcionando em 4G.
Quando se fala em redes sem fio, pensamos na comodidade de ter acesso à internet em casa ou escritório com a maior mobilidade possível. Porém, nem sempre conseguimos ter qualidade ou até mesmo acesso em certos locais mais afastados do roteador ou access point. E na maioria das vezes, conseguir expansão do sinal wifi resulta em custos elevados. Pensando nisso, e depois de muito assistir vídeos no YouTube, resolvi fazer uma experiência e montei para mim um antena wifi caseira. A montagem é até que simples, e não é muito caro. Na minha antena (vide fotos abaixo), de material eu gastei mais ou menos o seguinte:
01 bacia metálica -> + ou - R$ 7,00
02 cantoneiras -> + ou - R$ 13,00 (2x R$ 6,50)
01 Adaptador USB WIFI padrão b/g/n -> + ou - R$ 15,00
01 Cabo Extensor USB -> + ou - R$ 6,00
Parafusos, arruelas e porcas.
A montagem foi tranquila e precisei de uma furadeira, alicate, cola quente e chave de fenda. Basicamente, o que precisa ser feito é um furo no meio da bacia para se prender o cabo USB onde vai ser colocado o adaptador USB e depois fixar as cantoneiras formando uma base ou pés. Depois disso, plugá-la no PC e mirá-la para onde você quer ter o acesso a redes sem fios e observar que realmente funciona. Na minha máquina eu uso além da rede física, uma placa interna PCI Encore padrão b/g. Normalmente ela lista na minha região algo entre 9 a 11 redes. Com essa antena, listei quase 60 (usando o programa inSSIDer 3), sem contar que a qualidade do link melhorou muito, garantindo assim boa estabilidade na velocidade do acesso. Então, para quem gosta de "brincar" com esse tipo de coisa e quer ter uma melhora significativa no acesso da sua rede sem fio, fica aí a dica!
A Apple confirmou o novo iOS na WWDC 2013, o iOS 7, que ao que parece, foi totalmente reformulado e conta agora com novo visual. O novo sistema operacional deverá estar disponível para download entre os meses de setembro e outubro desde ano. Muito provável que o iOS 7 já venha embarcado nos novos iDevices que estão para serem lançados ainda este ano. Tudo indica que o novo iPhone (5S ou 6) já venha com ele. No mais, ele estará disponível para iPhone 4 ou superior, iPod de 5ª geração ou superior e iPad 2 ou superior. Para quem quiser ter uma noção melhor, segue link da revista INFO que separou alguns das novidades que estarão presentes. Segue agora o vídeo de lançamento do iOS.
Para quem curte o mundo dos videogames, o site Tecmundo preparou um comparativo das novas gerações dos consoles da Sony e Microsoft, o PS4 e o Xbox One, e ainda incluiu nele, o Nintendo Wii U. Para acessar, basta clicar neste link
Como sempre procurando soluções práticas para o meu dia-a-dia, achei um roteador da TP-Link que me chamou a atenção, é o modelo MR3020. Além do tamanho, que é minúsculo, o mesmo possui várias funções muito interessantes e úteis, tal como função repetidor e compartilhamento de conexão 3G, por meio de uma porta USB, além de servir como um roteador comum. Para mim, o destaque mesmo é o compartilhamento do 3G, que se dá por meio de suporte para modens USBs. Muito fácil de se configurar. No meu caso, achei por bem fazer a atualização do firmware dele (clique aqui para o modelo v1), pois ele estava engasgando a conexão com o meu modem 3G (Huawei e173 desbloqueado) e após a atualização (que também forneceu suporte para conexões 4G) resolveu o meu problema, pois agora ele esta funcionando normalmente. Está muito estável por sinal. Testei também o modo repetidor de sinal e ele foi muito bem. Porém, por ser pequeno e não contar com uma antena externa, o seu alcance é limitado mas mesmo assim se saiu bem, melhor do que eu esperava até. Estou usando nele um chip da TIM no plano Pré-pago habilitado para o Infinity Web Modem (1,99 por dia com tráfego de 80mb). Possui WPS, suporte a Bandas b/g/n (N em 150mbit/s), leds indicativos de atividade (Wifi, traffic e Internet). Possui ainda uma porta RJ45 que serve tanto de WAN (conexão de modens via cabo) quanto LAN (conexão do computadores). Esse modelo ainda conta com mais uma facilidade, pois a sua alimentação é feita por meio de uma porta mini USB, podendo ele ser conectado diretamente em qualquer porta USB de alimentação (computadores, notebook, netbooks ou tomada por meio de adaptadores), ou seja, muito prático para ser levado em viagens ou eventos externos) Dá até mesmo para se criar uma rede dentro de um carro ou ônibus. Muito fácil de ser configurado. Para quem está acostumado com os demais roteadores da linha TP-Link, a configuração é moleza. Basta acessar o IP dele (192.168.1.254) e digitar o login e senha (admin/admin). Possui uma chaveamento externo, próximo da porta RJ45 para alternar o modo como ele ira operar (3G/WISP/AP). De fato, até então está sendo o melhor roteador 3G que pude usar. Certamente é um aparelho que recomendo. O preço não é tão ruim, estando ele custando na casa dos R$ 120,00 nas lojas virtuais mais conhecidas. Fica a dica.
Prezados leitores, como muito se fala em qualidade do serviço de banda larga no Brasil, resolvi participar desse debate abrindo um espaço aqui no blog para aferir a velocidade e, consequentemente, a qualidade dos serviços de banda larga contratados. Para participar é fácil, basta clicar na imagem abaixo e aderir da Onda de Testes que criei junto ao serviço Speedtest.net. Podem fazer quantos testes quiserem. Conto com a ajuda de vocês. A onda de teste durará 03 meses.
Entrando na onda das demais operadoras, a Vivo melhorou as condições de seu pacote de internet pré-pago, o Vivo Sempre Internet. O Pacote custa R$ 9,90/mês e é renovado automaticamente, basta ter crédito disponível no seu pré-pago ou plano controle. A conexão é boa e atinge até 1 mbit/s de velocidade para download. O limite de tráfego é de 200 MB, após, a velocidade é reduzida para 30 Kbps (sim, fica muito lento após ultrapassar o limite disponível). Antigamente esse tipo de serviço era oferecido pela Vivo com um limite de 20 MB, que era muito pouco. De um modo geral, o serviço é muito bom pois aqui na minha região a cobertura da Vivo é excelente. 90% do tempo estou conectado em redes 3G dela. Raramente eu pego redes Edge. Segue vídeo com teste de velocidade feito utilizado o App do Speedtest.Net
Video do teste de velocidade do acesso móvel à internet Claro 3G MAX no iPhone 5, que infelizmente não possui conexão 4G, mas dá suporte as redes HSPA+. Ao meu ver, por enquanto, é bem suficiente para oferecer uma experiência bem agradável e rápida no que diz respeito a acesso móvel a internet. O Serviço da Claro aqui na minha cidade (Juiz de Fora-MG) em alguns pontos da cidade é muito bom e eficiente. No meu caso, moro no centro onde há cobertura do sinal 3G MAX. Tenho conseguido conexão de até 6 mbtis. Assistam ao video e vejam do que a combinação iPhone + 3G MAx é capaz de oferecer.