Pesquisar

domingo, 6 de outubro de 2013

LTE 4G Brasil - Claro 4GMax - Primeiras Impressões

Há algum tempo atrás eu tinha feito uma postagem a respeito do inicio do 4G LTE em alguns municípios, e para a minha alegria, parece que Juiz de Fora já entrou para o rol da cidades que já contam com acesso a essa nova tecnologia. A ideia dessa postagem é mostrar as primeiras impressões sobre essa nova forma de acesso a internet móvel. Por enquanto, não tenho nada, mas nada mesmo, a reclamar. Então vamos lá. Primeiramente, para se ter acesso ao 4G, é necessário ter um aparelho compatível com essa tecnologia, que aqui no Brasil, adota a Banda 7, ou seja, opera na frequência de 2600MHZ. No meu caso, estou usando o celular Samsung Galaxy Express 4G (GT-I8730). Mas não basta ter apenas o aparelho compatível, é necessário que seu plano junto a sua operadora também seja elegível para o 4G. Aqui, optei pelo plano Claro Online de 2GB, que dá suporte ao 4GMax da Claro


De fato, o 4G faz a diferença na navegação móvel. Realmente o acesso é bem, bem rápido e estável. Checagem e envio de emails, redes sociais, mensageiros instantâneos e a navegação propriamente dita se tornou muito prazerosa e continua. Não tem engasgos e lentidão, mesmo com o sinal fraco (escala com um pino de sinal). Downloads de apps e manuseio de arquivos em armazenamento da nuvem (Dropbox) agora não é problema para o acesso móvel, como era no caso do 3G. Fiz (e ainda estou fazendo) testes de velocidade para ir verificando a "saúde" da rede LTE, e de fato, os resultados são impressionantes e animadores. Alguns deles alcançaram velocidades impressionantes de 50 Mbtis de download. Entretanto, a média das velocidades gira na casa dos 12, 15 Mbits de download, o que não é nada mau. Estou usando duas plataformas para fazer os testes, sendo o Speedtest.net e o OpenSignal. Este último app é bem completo no que diz respeito a diagnóstico de rede. Como ele podemos até visualizar um mapa com a cobertura do sinal disponível. No que diz respeito a sinal, aqui em Juiz de Fora consegui acesso em bairros localizados mais para o centro da cidade, sendo eles: Alto dos Passos, Santa Helena, Granbery, Bom Pastor e Poço Rico. Acredito que a cobertura ainda está em expansão e muito em breve outras localidades estarão operando no 4G. Quando não há cobertura LTE, meu telefone opera no 3GMax, que também não está fazendo feio, pois está atingindo velocidades de 3 a 5 megas. Bem, como eu disse, essas são as minhas primeiras impressões sobre o 4G e ao que parece, realmente vai ser uma mudança bem profunda em relação ao 3G, que aqui no Brasil não se mostrou muito empolgante. Aos que também já puderam usar o 4G, deixem nos comentários suas opiniões e impressões. Vou colocar logo abaixo alguns prints de tela com os testes de velocidade e um vídeo que eu fiz.
Vídeo YouTube - Teste de velocidade



Testes do 4G




Mapa 4G Juiz de Fora (Pelo App OpenSignal)


Teste do 3G+




Nenhum comentário:

Postar um comentário