Pesquisar

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Diferença entre Tv de LCD e Plasma

Acho que o que vou postar aqui terá muita utilidade, já que estamos na era digital. Trata-se de uma comparação feita entre Tvs de LCD e Plasma, publicada no portal globo.com. então, segue abaixo, na íntegra, o texto em questão:

"RIO - Vem chegando o Natal e com ele o momento de renovar as esperanças de ter em casa um televisor enorme e ultramoderno com todas as cores existentes no mundo e a maior definição possível. E a maior dúvida existencial de quem pretende investir num aparelho desses é: qual tecnologia comprar, LCD ou plasma?

Para começar, é importante saber como as imagens são formadas em cada um dos dois. O plasma funciona como milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura. Carregadas (ionizadas), elas emitem gases de luz ultravioleta que, em contato com o fósforo, geram a imagem. O LCD (Liquid Crystal Display) têm uma lâmpada de luz branca e brilhante (backlight), cuja luminosidade é filtrada pelos cristais líquidos da tela.

Até alguns anos atrás as diferenças entre os dois eram muitas e a confusão na hora de fazer a escolha bem maior. A maioria das falhas que as tecnologias apresentavam, no entanto, foi corrigida e hoje é possível decidir com base em critérios mais objetivos.

Especialista acreditam que LCD vai suplantar o plasma

Luiz da Silva Mello, professor do Centro de Estudos de Telecomunicações da PUC-Rio e pesquisador do InMetro, garante que os principais problemas dos televisores LCD, que eram o contraste baixo, pouco ângulo de visão e "fantasmas" em imagens com movimentos muito rápidos, não incomodam mais.

Hoje em dia a imagem de um plasma e de um LCD é equivalente. Só que o Plasma ainda tem problemas de marcar tela depois de muito uso. O LCD é mais robusto nesse sentido - argumenta o especialista.

Por conta disso, ele acredita que o LCD é a tecnologia que vai permanecer no futuro. A mesma posição é defendida pelo professor Mauros Queiroz, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação da UFRJ, confirmando que o plasma se deteriora mais rápido.

O plasma só vale se for uma tela muito grande. A outra vantagem é que num mesmo tamanho de tela, a de plasma é mais barata. Para telas muito grandes, de 60 polegadas, por exemplo, ainda não se consegue produzir com LCD a um custo adequado. - resume Mello.

Maior nem sempre é melhor

Quem pretende comprar o maior televisor possível para impressionar os amigos deve repensar seus sonhos de ostentação. O professor Queiroz alerta para o fato de que nem sempre a maior tela é melhor. Segundo ele, em telas muito grandes em relação ao ambiente, a imagem perde qualidade.

Se você olha de perto, por exemplo, para um outdoor, vê que ele é feito de borrões. Quando se afasta, integra a imagem e o quadro se completa. A tela da TV é a mesma coisa, com os pixels formando a imagem. De muito perto, você vê os pixels - explica ele.

Para encontrar o tamanho ideal, deve-se multiplicar a altura do televisor por 5. O valor encontrado é a distância que deve haver entre a TV e o telespectador.

Mello toca num outro ponto importante. Ele defende que se a pessoa for comprar uma televisão de até 36 polegadas, as melhores são as HD-ready, que tem as entradas HDMI, mas resolução limitada a 720p. A partir de 40 polegadas o ideal é comprar uma Full HD, que recebe sinal de 1080p, a máxima definição".


Disponível em:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/12/12/plasma_ou_lcd_especialistas_falam_sobre_os_avancos_na_tecnologia_das_tvs-586976090.asp


Até a próxima


sábado, 20 de dezembro de 2008

Internet Móvel 3G


Recentemente, de tanto ler e ouvir falar na conexão móvel 3G, resolvi experimentar para ver se realmente a internet móvel vale a pena. Então pela matéria publicada na revista INFO, optei pela banda larga da Claro e contratei o plano de 500K, com acesso ilimitado (maiores informacões acessem www.claro.com.br) . Como ainda estou no meu primeiro mês de uso, praticamente estou descobrindo o serviço 3G. Pois bem, até agora, não tive nenhum motivo para reclamar. Tanto na minha cidade quanto em Cabo Frio – RJ (onde estou agora), a Claro está dando um verdadeiro show. Estou navegando sempre com alta velocidade. Faço uso contínuo do Skype com a ligação sempre com ótima qualidade de som, até mesmo em vídeo chamada. Minha taxa de download está em 70 kbps e as vezes em velocidades superiores, como 90 ou 100kbps. Ou seja, velocidades bem superiores à contratada por mim,o que revela uma excelente qualidade no serviço da Claro.


Em suma, na minha opinião, o serviço de Internet por banda larga oferecido pela Claro até agora não decepcionou o que me leva a crer que será definitivamente a minha forma principal de conexão com a rede mundial.


Até a próxima

Skype - Voz sobre IP

Já há algum tempo eu venho utilizando o Skype para fazer as minhas ligações para telefones fixos e celulares. Simplesmente, na minha opinião será o futuro da comunicação, Contratei o plano Brasil 400 (400 minutos por mês em ligações para telefones fixos no Brasil) e não tenho o que reclamar. Além de o serviço funcionar muito bem, o Skype me proporcionou uma economia significativa, pois, o minuto falado sai a R$ 0,051. Uso tanto no meu smartphone (HTC S621) pelo wifi, quanto no meu pequeno Asus EEE PC, pelo 3G da Claro. A minha única insatisfação quanto o Skype é que na minha cidade ainda não há disponibilidade de números SkypeIn, porque, assim que estiver disponível, sem sombra de dúvidas deixarei de usar os serviços de telefonia fixa hoje oferecidos pelas operadoras. Para maiores informações, acessem www.skype.com.

Até a próxima

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Computação Voluntária

Matéria muito interessante publicada no Portal G1.COM.BR. É o tipo de exemplo benéfico do uso da internet, e merece a nossa atenção. Eu já aderi a essa idéia, e seria muito bom se mais pessoas participassem também. Trata-se de “emprestar” o seu PC para processar informações científicas, tais como estudos pela busca da cura do câncer e aids, informações sobre o espaço etc. É conhecido na internet como computação voluntária. Nada mais é que aproveitar um micro plugado na internet que se encontra inativo, ou seja, que não está utilizando totalmente a sua capacidade de processamento e demais recursos. Sobre o tema, é bom destacar o website World Community Grid. Para maiores informações, acessem a matéria integral no G1.com.br (http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL783981-6174,00-SAIBA+COMO+EMPRESTAR+SEU+COMPUTADOR+PARA+PROJETOS+CIENTIFICOS.html)

Até a próxima.