Essa semana adquiri o meu primeiro smartphone Android, o LG Optimus Net Dual P698f, um Android dual sim, isso, mesmo, funcionamento com dois chips (Uso nele TIM e Claro). A versão do Android é a 2.3.4, Gingerbread. Na caixa inclui o celular, cartão de memória de 2GB, carregador de parede, cabo USB (conexão PC e carregador), fone de ouvidos e manual. Seguem as especificações dele:
- Definições Gerais:
Dimensões: 114 x 59 x 12,1 mm;
Frequências GSM: 850/900/1800/1900 (Mhz) - Quad Band;
Frequências 3G: 850/2100 (Mhz) (Chip 1 e 2);
Peso: 124,6 g;
Tecnologia Dual Chip: Sim, tecnologia DSDS (Dual Sim Dual Standby);
-Tela:
Tipo: Tela Touch Screen (multitouch para até dois dedos) Capacitiva com 256K de cores;
Tamanho: 3,2" (polegadas) com resolução de 320 x 480 (horizontal x vertical) pixels;
-Armazenamento:
Memória interna: 150 mb de espaço;
Slot para cartão: Sim, capacidade para microSD até 32 Gb, incluso um microSD de 2 Gb.
-Conectividade:
EDGE (GSM): Sim;
HSPDA (3G): Sim;
Wi-fi: Sim - Wi-Fi 802.11 b/g/n;
Gps: Sim - A-GPS;
Bluetooth: Sim - v3.0 with A2DP;
USB: Sim - microUSB v2.0;
Roteador Wifi e USB: Sim - o celular funciona como modem 3G;
-Câmera:
Resolução máxima: 3 MP (2048 x 1536 pixels);
Autofocus: Sim;
Gravação de vídeo: Sim; (VGA - 640x480)
Câmera frontal: Não
-Mídias reproduzíveis (padrão):
Audio: .mp3, .wav e .wma;
Vídeo: .3gp, .mp4, .avi, .wmv, DIVX;
-Saída de audio:
Conector P2 para fone de ouvido;
Autofalante utilizado para conversações, nota-se a ausência de um segundo autofalante no aparelho;
-Hardware:
Processador: 800 Mhz Chipset: Qualcomm MSM7227T;
RAM: 512 MB
Acelerometro, Compasso e sensor de proximidade;
-Sistema Operacional:
Android: Sim, versão 2.3.4 - Gingerbread;
-Bateria:
Li-Ion: 1500 mAh;
O funcionamento dele é bom. Os dois SIM Cards funcionam simultaneamente, porém com algumas ressalvas. Quando uma linha está ativa (em ligação), a outra é desativada. Quando se está usando o SIM Card padrão de dados (3G ou Edge), a outra linha também é desativada. Isso mesmo, se você estiver fazendo uso da rede de dados numa das linhas a outra fica inativa. Isso eu sinceramente achei um ponto muito franco do telefone. A mudança dos chips é feita por um botão a esquerda dos demais botões de controle do celular (Parte inferior do aparelho). Como já dito, o device te faculta a possibilidade de escolher um dos SIM Cards para funcionar como rede padrão de dados (ou seja, apenas um dos chips será usado para internet), o que evita confusões quanto qual rede será utilizada. O Touch dele é bom, com boas respostas. Por conta do tamanha da tela, o teclado ficou um pouco pequeno, mas dá para usar numa boa, com um pouco de prática se acostuma. A câmera dele também faz feio, pois as fotos são muito boas quando se tem boa luminosidade. O Market (agora conhecido como Google Play) já vem nativamente instalado, o que lhe permite acesso a todos os aplicativos disponíveis para o OS Android. A WIFI dele é muito boa, até então não tive nenhum problema de conectividade com as várias redes que já me conectei. Quanto a jogos eu ainda não tive tempo de instalar muitos mas o Angry Birds está instalado e funcionando perfeitamente, sem travamentos ou lags. A bateria dele suporta bem o uso, e, no meu caso, tem durado em média 30, 48 horas. A LG oferece suporte de atualização de firmware, bastando para tal, instalar o LG PC Suite IV (arquivos de instalação presentes no microSD que acompanha o celular) e seguir os procedimentos. No meu aqui fiz a última atualização (firmware v10e) sem problemas. Acho até que melhorou em alguns aspectos o telefone. Pelo que sei, ainda não há atualização disponível para o Android dele, e acho que nem sairá, pois, como é um sistema pesado, o hardware dele não aguentaria da versão ICS (Android 4.0), então, teremos que nos contentar com o Gingerbread mesmo, que já é uma boa versão. De fato, para quem quer investir pouco e ter um bom smartphone, esse modelo da LG é muito recomendado, pois sua faixa de preço é de 599,00 a 649,00 reais. Com ele podemos fazer qualquer tarefa que um smartphone caro faria, ou seja, acesso a web, redes sociais, e-mails (POP e IMAP), Cloud Storage, downloads, pacote Office, musicas, filmes etc. Então é isso, fica ai o meu mini review.
Assista ao Video LG Optimus Net Dual P698f

Bem explicado! A desvantagem é a desativação de um chip quando o outro está em uso. Ainda estou analisando se compro um.
ResponderExcluirPois é, também achei isso um pouco chato, mas no mais o funcionamento do aparelho é bom. Tive que obtar em deixar meus dados desligados para não interferir no uso das linhas dos dois chips. Sempre dou preferência para o WIFI. Só quando realmente preciso eu ativo a rede de dados, uso, e torno a desligar novamente. Foi a saida que encontrei. Obrigado pela participação. Att. Blog TnC
ExcluirEu possuo um e uso os dados no chip 1 normalmente e nao desativa o segundo chip, somente quando recebo uma ligaçao que o segundo chip é desativado. quando recebo a ligaçao no segundo chip ai sim os meus dados vao p/ o saco, pois desativa o primeiro chip.
ResponderExcluirAtt.
Então, eu fiz o teste aqui. Sempre que a minha conexão de dados (SIM1) está em atividade, corta a linha do SIM2... Experimenta ai.. inicia uma navegação e tentar ligar para o seu outro SIM.. Ele vai dar desligado... Testei umas três vezes e todas tentativas, quando os dados estavam ativos e em atividade o outro SIM não estava recebendo ligações...
ExcluirComprei esse smartphone (meu primeiro também) há 1 semana e até agora estou muito satisfeito com ele. Também concordo com o fato de uma linha ficar desativada enquanto recebe uma chamada na outra é um ponto fraco do aparelho. Já tive outros celulares dual SIM (Samsung) e nenhum deles tinha essa "frescura".
ResponderExcluirOutra dificuldade que estou tendo é cadastrar meu e-mail do UOL no Exchange ActiveSync para receber notificações de e-mails recebidos. Os do Gmail ou outra conta vinculada ao Google são adicionadas sem maiores problemas.
O Anderson do comentário aí cima falou que os dados do SIM 2 permanecem ativos mesmo quando usamos a rede de dados do SIM 1. Comigo, acontece que o SIM2 fica desativado por alguns instantes no início da conexão e depois retorna e cai outras vezes, mas na maior parte do tempo permanece estável.
Outro ponto negativo (destacado no review) é a falta de uma segunda saída de áudio, para toque de chamada e som do player do Android (que existe em outros aparelhos da LG, tipo o GX-200). Já receberam uma ligação enquanto ouviam música no player sem fone de ouvido?
Faltou comentar algo sobre o sistema A-GPS que ele possui, que é diferente (e melhor) que os aparelhos de GPS convencionais. Neste caso, o A-GPS busca na rede da operadora a lista de satélites disponíveis e consegue fazer a conexão com o satélite mais próximo de forma mais rápida.
Também não vi no review qualquer comentário sobre a tecnologia DLNS e o Bluetooth 3.0, presentes no P698f. A DLNS é uma tecnologia nova e que está incorporada a diversos eletrônicos como aparelhos de som, televisores LCD, LED, SmarTV, notebooks, ultrabooks, entre outros. Através de uma rede Wi-Fi, o celular se comunica com os outros eletrônicos podendo enviar seus dados pra ele sem a necessidade de cabo ou mesmo transferência de dados para um pendrive ou cartão de memória. Deve ser bem interessante exibir na TV as fotos tiradas do celular, ouvir no aparelho de som as músicas armazenadas no celular ou mesmo abrir arquivos PDF, Word, Excel e Powerpoint diretamente no notebook em um seminário, mesmo que seja só para visualização.
O Bluetooth 3.0 está mais rápido que o 2.0, podendo atingir velocidades de transmissão de dados de até 54 Mbps, além de ser mais estável e a otimizar o gasto de energia, ajudando a poupar a bateria.
Para quem ainda não teve experiência com um smartphone, o P698f é uma excelente escolha. Apesar do teclado virtual pequeno (coisa que acostumarei com o tempo), eu recomendo este aparelho.
Boas observações quanto aos pontos que não toquei aqui no review... Quanto ao e-mail, tenta baixar o app InoMail (tem até um tópico aqui no blog sobre ele). Até então ele aceitou todas as contas de e-mail que cadastrei nele, de diferentes serviços... Quanto ao DLNS, ainda não consegui fazer funcionar embora tenha aqui vários dispositivos conpatíveis com essa tecnologia... De um modo geral é um bom aparelho sim...
Excluiro meu n veio com o cd de estalacao.como eu consigo baiaxar um pela net.
ResponderExcluirÉ de fato eles não mandam CD... Os arquivos de instalação do Suite e os drivers dele estão numa pasta dentro do cartão MicroSD dele...
ExcluirComprei um a 2 dias e estou encantado com o aparelho, meu 1° Smartphone tbm. tenho duvidas de como configurar o aparelho para funcionar como modem 3g.
ResponderExcluirmas recomendo o aparelho, muito bom.
uau,com tantos comentarios positivos a sesse aparelho, acho que vou comprar um. o android dele funciona direitinho??
ResponderExcluiresse'
ExcluirO meu não esta rodando vídeos em formato MP4, é necessário instalar algo para fazer ele rodar?
ResponderExcluirEntão, eu nunca rodei videos no meu em formato MP4... Se não estiver rodando, procura algum player que dê suporte a esse formato e instala ele. Parece que o MX Player roda... Testa ele... Deixe depois o seu comentário... Quanto mais informações nós tivermos, melhor fica para os usuários do LG P698...
ExcluirFiz o teste aqui o com MX Player. Rodou aqui um video em MP4, mas ficou bem ruim... Bem agarrado... Movi o player e o codec que ele instalou para o SD Card... Não sei se isso atrapalhou alguma coisa...
Excluirshow de bola esse celular, q pena q a câmera deixou a desejar a noite pode esquecer de tirar foto não da pra ver nada infelizmente à noite tenho q deixa-lo em casa fora isso e e por respeito
ResponderExcluirO celular é massa, achei que ia ter maiores dificuldades com ele, mas tô usando numa boa! Porém estou com algumas dúvidas ainda, exemplo: eu entro em navegador para usar a internet, até ae beleza, maaaas, como eu faço para saber que encerrei sessão, ou seja, como faço para sair de maneira que meus créditos não sejam mais consumidos, porque atualmente meus créditos estão sendo consumidos todos os dias, mesmo em dias que não uso o navegador. Existe algum aplicativo que necessite desse serviço sempre? Outra coisa que não consegui descobri: como faço para retirar um widget que coloquei na tela principal? Fora isso existem algumas outras dúvidas bobas que não consegui solucionar, talvez por falta de conhecimento mesmo. Espero que alguém possa me tirar essas dúvidas ae!
ResponderExcluirachei esse celular por 399,00 no site das casas bahia.
ResponderExcluirvejam vou mandar o link http://www.casasbahia.com.br/Celular-LG-Optimus-Net-Dual-Sim-P698-Preto-Desbloqueado-461471.html?csParam={%22feature%22:%22bestsellers%22,%22source%22:%22home%20-%20Celulares%20&%20Telefones%22,%22recType%22:%22bestsellers%22}
ainda n chegou mais espero que seje oque estou esperandu
Olá amigo, estou precisando de uma forcinha, eu tbm camprei um desses a quatro dias e ñ consigo instalar no meu not. Ñ sei como passar as fotos, ñ tenho nenum acesso ao cel pelo not, tentei com o cabo e o bluetoohn. è o meu primeiro smartphone, deu pra notar né. e eu tbm exclui a primeira tela onde fica o acesso as redes sociais e ñ sei como recuperar.tem que baixar algum programa?
ResponderExcluirme ajude. Obrigada.
comsegui instalar o smart, só ñ sei como devolver para a tela inicial do smart, o SOCIAL+, exclui sem querer.Ajuda?
ExcluirComprei um desse e estou gostando tirando a questão da bateria. Ela esquenta muito e não está durando mais de 24 horas... isso é normal?
ResponderExcluir