Atenção novos usuários do app WhatsApp para iPhone, a partir de agora os desenvolvedores do aplicativo passarão a cobrar uma taxa anual de US$ 0,99 para quem quiser continuar a usar a plataforma. O primeiro ano de utilização será gratuita e a taxa será cobrada a partir do segundo ano. A partir de agora, o download do app é grátis. Com isso, a empresa por trás do app está padronizando o modelo de negócios dela, pois em outros sistemas, como no Android, essa situação já havia sido implementada. A informação foi veiculada no blog do site do WhatsApp, que pode ser conferido clicando aqui. Com isso, acredito que outros apps de mensagem instantânea ganharam mais aceitação, como é o caso do Viber, que ainda é grátis. Pelo que deu a entender, essa medida se aplicará para novos usuários do serviço. Para aqueles já tinham o app instalado e em uso, continuará grátis. Segue trecho da notícia:
First, we are updating our business model for new iPhone users going
forward. As you know, we used to charge iPhone users a $.99 one time
payment, while Android and other platforms had free service for the
first year and paid $0.99 a year after that. From now on, we’ve
simplified our business model so that all users on all platforms will
enjoy their first year of WhatsApp service for free, and only pay $.99
per year after that. We feel that this model will allow us to become the
communications service of the 21st century, and provide you the best
way to stay in touch with your friends and family with no ads
getting in the way. The good news for all current iPhone users is that
WhatsApp will be free of charge for the rest of your life.
Atenção proprietários do Samsung Galaxy SII Lite ou Galaxy S Advance, a Samsung liberou a atualização de sistema para o SO Android 4.1.2, o famoso Jelly Bean. Para fazer o updade, é necessário baixar o versão mais nova do Kies (clique aqui), plugar o telefone no PC e seguir as instruções. Não tem mistério e demora mais ou menos de 30 a 45 minutos (vai depender da sua internet também). Após a instalação, siga os passos para a ativação. No aparelho que eu fiz (foi de um amigo meu) deu tudo certo e o telefone recuperou praticamente toda a informação que já havia nele. O back-up restaurado com sucesso. Diz ele que o telefone ficou muito bom. Bem fica aí a dica.
Ampliando a linha da família Galaxy, a Samsung
trouxe para o Brasil o Samsung Galaxy Express I8730. Como já estava eu pensando
em fazer um updade nos meus gadgets, aproveitei a situação para adquirir esse
novo modelo. Até então, sem arrependimentos.
Fiz a compra pela Kabum, que por sinal, foi extremamente rápida em fazer a
entrega (24hrs após a compra). Quando chegou, passei pelo ritual que todos nós
passamos quando se compra pela net... tratei de abrir rápido a embalagem para
colocar o “brinquedo” novo para funcionar. Nele, estou usando um chip Claro no Plano
Controle. As primeiras impressões foram as melhores possíveis, pois o
smartphone de fato é muito bonito e tem presença. Escolhi o modelo com a cor
cinza (cinza chumbo) em detalhe de cromo ao redor. Bem fino e leve, o Galaxy
Express tem tela de 4.5’’ com resolução 480x800, super AMOLED (contraste
sensacional). Com esse tamanho de tela, o uso ficou muito agradável, sendo
possível manusear o telefone com apenas uma mão sem problemas. Vem já de fábrica com o SO Android 4.1.2, ou
seja, Jelly Bean, com possível atualização para o 4.2 (fonte SamMobile). Com
questão ao SO, só tenho a elogiar e até então, foi o melhor Android que já tive
contato. O Hardware pode ser considerado bom, pois trás embarcado o processador
Snapdragon Dual-Core rodando a 1.2GHZ, 1GB de RAM, GPU Adreno 305, armazenamento de 8G, sendo que
livre mesmo para o usuário são 4GB e fornece ainda slot para cartão MicroSD para expansão de armazenamento. Possui embarcado também suporte a tecnologia NFC. Com essa configuração o telefone funciona
liso, sem travamentos e com carregamento de apps de forma bem ágil. Quanto à
rede, que para mim foi o diferencial, o Galaxy Express vem com suporte ao LTE
4G de 2600MHZ, ou seja, compatível com a rede 4G brasileira, além de contar
também com o suporte a rede HSPA+. Na minha cidade ainda não há o 4G em
funcionamento, mas assim que estiver, irei tecer meus comentários, mas posso
dizer que na rede HSPA+ o telefone está indo muito bem. A autonomia da bateria é bem boa chegando a durar comigo em torno de 2 ou 3 dias. Câmera traseira de
5MP e dianteira de 1.3MP, sendo que com ela é possível filmar em HD. Ele é
classificado como um dispositivo mid-range, ou seja, intermediário. Mas até
acho que essa classificação não é muito justa porque sem dúvidas ele está
acima da média da categoria dele. Então, para quem busca um smartphone bem
robusto a um preço mais em conta, esse é a solução. Vou deixar logo abaixo as
especificações dele. ATUALIZADO O 4G chegou aqui em Juiz de Fora e agora estou usando nele o da Claro. Funciona muito bem. Até o momento sem reclamações. Excelente dispositivo. Inclusive tem aqui no blog um post sobre o 4G da Claro que eu fiz que mostra o funcionamento dele na rede LTE. Segue vídeo do telefone funcionando em 4G.
Quando se fala em redes sem fio, pensamos na comodidade de ter acesso à internet em casa ou escritório com a maior mobilidade possível. Porém, nem sempre conseguimos ter qualidade ou até mesmo acesso em certos locais mais afastados do roteador ou access point. E na maioria das vezes, conseguir expansão do sinal wifi resulta em custos elevados. Pensando nisso, e depois de muito assistir vídeos no YouTube, resolvi fazer uma experiência e montei para mim um antena wifi caseira. A montagem é até que simples, e não é muito caro. Na minha antena (vide fotos abaixo), de material eu gastei mais ou menos o seguinte:
01 bacia metálica -> + ou - R$ 7,00
02 cantoneiras -> + ou - R$ 13,00 (2x R$ 6,50)
01 Adaptador USB WIFI padrão b/g/n -> + ou - R$ 15,00
01 Cabo Extensor USB -> + ou - R$ 6,00
Parafusos, arruelas e porcas.
A montagem foi tranquila e precisei de uma furadeira, alicate, cola quente e chave de fenda. Basicamente, o que precisa ser feito é um furo no meio da bacia para se prender o cabo USB onde vai ser colocado o adaptador USB e depois fixar as cantoneiras formando uma base ou pés. Depois disso, plugá-la no PC e mirá-la para onde você quer ter o acesso a redes sem fios e observar que realmente funciona. Na minha máquina eu uso além da rede física, uma placa interna PCI Encore padrão b/g. Normalmente ela lista na minha região algo entre 9 a 11 redes. Com essa antena, listei quase 60 (usando o programa inSSIDer 3), sem contar que a qualidade do link melhorou muito, garantindo assim boa estabilidade na velocidade do acesso. Então, para quem gosta de "brincar" com esse tipo de coisa e quer ter uma melhora significativa no acesso da sua rede sem fio, fica aí a dica!