Parece que agora o Brasil está entrendo para o rol de países que oferecem acesso à internet de forma digna e eficiente. Está sendo criado o PNBL - O Plano Nacional de de Banda Larga, uma parceira do Governo Federal com as concessionárias que prestam serviços de telecomunicação (Oi, Telefônica, Vivo, CTBC e outras) para oferecer acesso à internte (previsto seria pacote com velocidade de 1 Mega) a preços mais baratos (algo entre R$ 29,90 e R$ 35,00). A ideia é a popularização da rede mundial de computadores como forma de promover a inclusão digital e levar o acesso para várias regiões do país onde a internet ainda é muito precária. Sem dúvidas um grande passo a frente. Entretanto, sempre existe um "porém"... Vai haver uma franquia mensal que vai variar de 300 a 600 megas de tráfego de dados, podendo chegar a 1GB (fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/07/04/programa-nacional-de-banda-larga-oferecera-pacotes-de-um-mega-em-90-dias). Tal informação quase não é divulgada quando se fala no PNBL, então, devemos ficar atentos. Absurdo isso. Essa limitação sem dúvida é um retrocesso pois o limite é muito baixo. Só para se ter uma ideia, uma simples atualização do firmware do meu iPhone gastou 660 megas. Só ai a minha franquia já estouraria. Assistir videos no YouTube nem pensar. Download de músicas e filmes seria impossível. Após atingir a franquia sua velocidade será reduzida a velocidades a serem determinadas pela operadora, ou seja, vai ficar a crivo da concessionária que provavelmente vai jogar a conexão lá para baixo justamente para evitar sobrecarga na sua rede (porque investir em expansão que é bom nem pensar). Então caros amigos, é bom pensar se realmente vai ser interessante migrar do seu plano de internet atual para o novo plano nacional de banda larga que será oferecido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário