Pesquisar

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Operadoras Brasileiras já Estão Oferecendo Redes 3G+ ou HSPA

As operadoras brasileiras estão fazendo o upgrade em suas redes de serviço móvel de internet banda larga, conhecidas hoje como 3G. O upgrade é chamado de 3G+ ou HSPA+ (High Speed Packet Access). Na realidade é uma versão intermediária entre o 3G e o 4G. Essa modalidade de transmissão suporta velocidades, em termos de download, de até 21 Mb/s, contra 14,4 Mb/s das redes 3G. É claro que não teremos acesso a esse calibre todo de banda, mas certamente será uma melhoria em termos gerais, pois, hoje contamos em média com 1 Mb/s, velocidade essa que deve subir para a casa dos 2Mb/s ou até 4Mb/s. Segundo o site TecMundo, as operadoras nacionais estão agindo da seguinte forma:

Claro
É possível que você já esteja utilizando as novas redes 3G+ em seu smartphone e nem saiba. Pelo menos esse é o caso dos clientes da Claro. A operadora finalizou a transição do 3G para o 3G+ em dezembro do ano passado, em 710 municípios. O upgrade foi automático para todos os consumidores, sem nenhum tipo de custo. O empecilho para utilizar a nova rede fica por conta do seu aparelho. Segundo a companhia, são compatíveis com a nova funcionalidade apenas os seguintes modelos: Motorola Atrix, Motorola Razr, Samsung Galaxy SII, Samsung GalaxyTab 8.9, Samsung GalaxyTab 10.1 e Samsung Galaxy Note.
 
Vivo
A Vivo também já implantou a novidade, que funciona desde novembro do ano passado em São Paulo. Entretanto, a tecnologia só está disponível para clientes corporativos, na contratação do plano de banda larga Vivo Internet Brasil 8 GB. A empresa informa ainda que o sinal não está disponível para smartphones e tablets, podendo ser acessado por enquanto somente por notebooks e desktops.
 
TIM
Já na TIM, a migração de uma versão para outra está sendo feita de forma gradativa. Segundo a operadora, pelo menos metade das suas antenas já estão preparadas para receber o 3G+, porém a tecnologia ainda está indisponível para os clientes e não há previsão para implantação.
 
Oi/Brasil Telecom
Situação parecida acontece com a Oi/Brasil Telecom. A instalação das estruturas para transmissão do sinal 3G+ já está mais adiantada, tendo sido iniciada em outubro de 2011. Contudo, a tecnologia ainda não é comercializada para os clientes e não há uma previsão de disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário