Pesquisar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Roteador 3G EDIMAX 3G-6200n

Recentemente vi pelos fóruns da internet usuários comentando sobre roteadores 3G, como meio de compartilhar a conexão 3G atualmente disponível. Assim sendo, fiquei curioso e resolvi experimentar e acabei comprando o modelo EDIMAX 3G-6200n, o qual conta com uma porta USB, permitindo assim plugar um modem 3G para compartihamento de internet, ou então utilizar tal porta para servidor de impressão, bastando plugar ali uma impressora e configurá-la (como servidor de impressão eu ainda não testei). Pois bem, o aparelho chegou para mim e eu então comecei a configurá-lo. Em princípio, nada mais é que um roteador WIFI comum, porém, com suporte a conexões 3G. Achei fácil a configuração dele. De início, peguei um modem HUAWEI E173 desbloqueado e coloquei um chip da Claro. Fui para a guia WAN (local para configuração do acesso a internet) e configurei os dados para o ponto de acesso - APN. Para a minha surpresa, o aparelho não conectou na rede 3G. Então tentei com um chip da TIM e também não funcionou. Testei com um outro modem 3G que eu tenho aqui (modem genérico comprado no dealextreme.com) e também não funionou. Fiquei um pouco decepcionado, pois estava achando que era algum defeito do aparelho, quando então comecei a verificar no Google e constatei que outras pessoas também tiveram o mesmo problema. Fui para a página da EDIMAX e procurei por atualizações de firmware e lá encontrei uma versão mais atual (versão 2.20). Baixei e atualizei. Pronto, problema resolvido. De cara a guia WAN 3G já apresentou muitas mudanças como, no caso, já pré-configurado os pontos da acesso - APNs - das operadoras do Brasil. O aparelho reconheceu o meu modem genérico e eu consegui conectar pela rede da TIM e da Claro. Quanto ao HUAWEI E173, não funcionou. Usei normalmente a minha conexão 3G da TIM (TIM infinity Web) com meu notebook e meu iPhone. Demonstrou boa estabilidade e bom alcance. Até então sem queixas. Para quem viaja muito que quer compartilhar sua conexão 3G com outros dispositivos vale a pena. Já vou deixar aqui o link direto para o download da atualização do firmware: Versão 2.20




Segue a seguir as especificações do aparelho:

Interface de Hardware:
- Uma WAN + Quatro Portas 10/100Mbps LAN UTP
- Uma porta USB 2.0 para 3G/3.5G Modem USB ou Impressora
- Indicadores LED: Power, WLAN, WAN, 3G, ea articulação / Atividade
- WPS / Reset
- Ligue para wireless on / off

WAN:
- Suporta 3G/3.5G (UMTS / HSDPA)
- Suporta modem cabo / xDSL
- Protocolo Ethernet WAN: PPPoE / Static IP / PPTP / Dinâmica IP/L2TP / Telstra Big Pond

SEGURANÇA:
- NAT / NAPT IP Sharing
- 64/128-bit WEP e WPA-PSK, WPA2-PSK
- Cliente DHCP Server /
- MAC / IP Filter e Bloqueio de URL
- Firewall SPI Anti-DoS  


ATUALIZADO

Fiz aqui o teste com o modem 3G ZTE MF190 com um chip da Claro e funcionou também. 

ATUALIZADO

Seguinte, depois de um certo tempo ligado percebi que a conexão WIFI dele está travando. Via cabo de rede (LAN) ele continua funcionando normalmente. Vou tentar resolver. 

ATUALIZADO 

Me parece que o problema de travamento do WIFI foi resolvido. Percebi que os travamentos aconteciam quando o roteador ficavam algum tempo sem atividade, o que resultava também em inatividade da WAN 3G. Então no roteador achei uma guia (inicio > configuração geral > Definições avançadas > Activação pós-falha) com ajustes para evitar que a conexão 3G ficasse ociosa (quando então o roteador parava de funcionar). Fiz as configs e pronto, tudo resolvido... Roteador e Modem funcionando sem problemas. Segue imagem com os ajustes que fiz aqui (clique na imagem para ampliar).   




ATUALIZADO 

Depois de sucessivos travamentos, o roteador faleceu. Travou e não funciona mais. Desisti dele. Hoje estou usando o TP-Link MR3020. Fantástico. Inclusi já postei um review dele aqui no blog, que pode ser acessado por este link



 


2 comentários:

  1. eu tenho um probema com ele. estou fazend repeater de outro router wifi. sei que esta ligado, acesso com meu laptop no edimax, acedo a internet e passado algum tempo, deixo de ter internet e o sinal wireless esta igual e diz que tem acesso a internet. se ligar o modem com cabo directamente, ja tenho internet novamente... meu interface e um pouco diferente. como posso baixar e instalar o update do firmware?

    ResponderExcluir
  2. ola bom dia sabe me dizer se esse router 3g manda sem fio com a internet do modem vivo..

    ResponderExcluir