Recentemente vi pelos fóruns da internet usuários comentando sobre roteadores 3G, como meio de compartilhar a conexão 3G atualmente disponível. Assim sendo, fiquei curioso e resolvi experimentar e acabei comprando o modelo EDIMAX 3G-6200n, o qual conta com uma porta USB, permitindo assim plugar um modem 3G para compartihamento de internet, ou então utilizar tal porta para servidor de impressão, bastando plugar ali uma impressora e configurá-la (como servidor de impressão eu ainda não testei). Pois bem, o aparelho chegou para mim e eu então comecei a configurá-lo. Em princípio, nada mais é que um roteador WIFI comum, porém, com suporte a conexões 3G. Achei fácil a configuração dele. De início, peguei um modem HUAWEI E173 desbloqueado e coloquei um chip da Claro. Fui para a guia WAN (local para configuração do acesso a internet) e configurei os dados para o ponto de acesso - APN. Para a minha surpresa, o aparelho não conectou na rede 3G. Então tentei com um chip da TIM e também não funcionou. Testei com um outro modem 3G que eu tenho aqui (modem genérico comprado no dealextreme.com) e também não funionou. Fiquei um pouco decepcionado, pois estava achando que era algum defeito do aparelho, quando então comecei a verificar no Google e constatei que outras pessoas também tiveram o mesmo problema. Fui para a página da EDIMAX e procurei por atualizações de firmware e lá encontrei uma versão mais atual (versão 2.20). Baixei e atualizei. Pronto, problema resolvido. De cara a guia WAN 3G já apresentou muitas mudanças como, no caso, já pré-configurado os pontos da acesso - APNs - das operadoras do Brasil. O aparelho reconheceu o meu modem genérico e eu consegui conectar pela rede da TIM e da Claro. Quanto ao HUAWEI E173, não funcionou. Usei normalmente a minha conexão 3G da TIM (TIM infinity Web) com meu notebook e meu iPhone. Demonstrou boa estabilidade e bom alcance. Até então sem queixas. Para quem viaja muito que quer compartilhar sua conexão 3G com outros dispositivos vale a pena. Já vou deixar aqui o link direto para o download da atualização do firmware: Versão 2.20.
Segue a seguir as especificações do aparelho:
Interface de Hardware:
- Uma WAN + Quatro Portas 10/100Mbps LAN UTP
- Uma porta USB 2.0 para 3G/3.5G Modem USB ou Impressora
- Indicadores LED: Power, WLAN, WAN, 3G, ea articulação / Atividade
- WPS / Reset
- Ligue para wireless on / off
WAN:
- Suporta 3G/3.5G (UMTS / HSDPA)
- Suporta modem cabo / xDSL
- Protocolo Ethernet WAN: PPPoE / Static IP / PPTP / Dinâmica IP/L2TP / Telstra Big Pond
SEGURANÇA:
- NAT / NAPT IP Sharing
- 64/128-bit WEP e WPA-PSK, WPA2-PSK
- Cliente DHCP Server /
- MAC / IP Filter e Bloqueio de URL
- Firewall SPI Anti-DoS
ATUALIZADO
Fiz aqui o teste com o modem 3G ZTE MF190 com um chip da Claro e funcionou também.
ATUALIZADO
Seguinte, depois de um certo tempo ligado percebi que a conexão WIFI dele está travando. Via cabo de rede (LAN) ele continua funcionando normalmente. Vou tentar resolver.
ATUALIZADO
Me parece que o problema de travamento do WIFI foi resolvido. Percebi que os travamentos aconteciam quando o roteador ficavam algum tempo sem atividade, o que resultava também em inatividade da WAN 3G. Então no roteador achei uma guia (inicio > configuração geral > Definições avançadas > Activação pós-falha) com ajustes para evitar que a conexão 3G ficasse ociosa (quando então o roteador parava de funcionar). Fiz as configs e pronto, tudo resolvido... Roteador e Modem funcionando sem problemas. Segue imagem com os ajustes que fiz aqui (clique na imagem para ampliar).
ATUALIZADO
Depois de sucessivos travamentos, o roteador faleceu. Travou e não funciona mais. Desisti dele. Hoje estou usando o TP-Link MR3020. Fantástico. Inclusi já postei um review dele aqui no blog, que pode ser acessado por este link
- Uma WAN + Quatro Portas 10/100Mbps LAN UTP
- Uma porta USB 2.0 para 3G/3.5G Modem USB ou Impressora
- Indicadores LED: Power, WLAN, WAN, 3G, ea articulação / Atividade
- WPS / Reset
- Ligue para wireless on / off
WAN:
- Suporta 3G/3.5G (UMTS / HSDPA)
- Suporta modem cabo / xDSL
- Protocolo Ethernet WAN: PPPoE / Static IP / PPTP / Dinâmica IP/L2TP / Telstra Big Pond
SEGURANÇA:
- NAT / NAPT IP Sharing
- 64/128-bit WEP e WPA-PSK, WPA2-PSK
- Cliente DHCP Server /
- MAC / IP Filter e Bloqueio de URL
- Firewall SPI Anti-DoS
ATUALIZADO
Fiz aqui o teste com o modem 3G ZTE MF190 com um chip da Claro e funcionou também.
ATUALIZADO
Seguinte, depois de um certo tempo ligado percebi que a conexão WIFI dele está travando. Via cabo de rede (LAN) ele continua funcionando normalmente. Vou tentar resolver.
ATUALIZADO
Me parece que o problema de travamento do WIFI foi resolvido. Percebi que os travamentos aconteciam quando o roteador ficavam algum tempo sem atividade, o que resultava também em inatividade da WAN 3G. Então no roteador achei uma guia (inicio > configuração geral > Definições avançadas > Activação pós-falha) com ajustes para evitar que a conexão 3G ficasse ociosa (quando então o roteador parava de funcionar). Fiz as configs e pronto, tudo resolvido... Roteador e Modem funcionando sem problemas. Segue imagem com os ajustes que fiz aqui (clique na imagem para ampliar).
ATUALIZADO
Depois de sucessivos travamentos, o roteador faleceu. Travou e não funciona mais. Desisti dele. Hoje estou usando o TP-Link MR3020. Fantástico. Inclusi já postei um review dele aqui no blog, que pode ser acessado por este link


eu tenho um probema com ele. estou fazend repeater de outro router wifi. sei que esta ligado, acesso com meu laptop no edimax, acedo a internet e passado algum tempo, deixo de ter internet e o sinal wireless esta igual e diz que tem acesso a internet. se ligar o modem com cabo directamente, ja tenho internet novamente... meu interface e um pouco diferente. como posso baixar e instalar o update do firmware?
ResponderExcluirola bom dia sabe me dizer se esse router 3g manda sem fio com a internet do modem vivo..
ResponderExcluir