Há poucos dias, resolvi fazer o upgrade do meu Windows 7 para a versão promocional oferecida pela Microsoft, o Windows 8 Pro, por R$ 69,00 (link). Por se tratar de um sistema novo, não fiz a atualização nas minhas principais máquinas, fiz num notebook meu que geralmente uso como laboratório, um Acer Aspire 1410, Celeron 743 1.3 GHZ, 2 GB de RAM DDR2 com HD de 250 GB. Segui os procedimentos de compra e iniciei o download, que foi um pouco demorado. A instalação em si é bem simples, não tive dificuldades. Como se tratava de uma atualização, foi-me oferecida uma opção de manter os meus dados pessoais, a qual eu escolhi. Achei a instalação em si um pouco demorada. Pois bem, sistema instalado. Já de cara o Win 8 já te pede para associar uma conta Windows Live, o que é interesante, pois com isso ele já vai te dar acesso aos serviços Cloud da MS (E-mail, Skydrive e afins). O tempo de boot é muito mais rápido do que os seus antecessores, mais muito mais rápido mesmo (assista ao video). Ao logar no sistema você "cai" direto na interface Mosaico ou Metro do Win 8, a qual confesso que achei bem inútil se a sua tela não é touchscreen. Ela é configurável então ali você determina quais mosaicos serão exibidos e qual o tamanho deles. Ali mesmo já tem um mosaico que dá acesso a Área de Trabalho, ou Desktop, tela tradicional do Windows. Ao clicar ali, como dito, somos direcionado a área de trabalho tradicional do Windows, porém, sem a opção do Menu Iniciar, o qual foi cortado dessa versão. Neste ponto o Windows 8 é igual ao Windows 7. A diferença fica a cargo dos acessos aos outros menus do sistema que ficam rodando em segundo plano. Para ter acesso aos mesmos basta levar o mouse aos cantos das telas. Para voltar ao Menu Mosaico, basta levar o mouse ao canto inferior esquerdo e uma miniatura aparecerá e você deve clicar nela. Para ter acesso ao Menu de configuração, busca e outros, basta levar o mouse ao canto superior direito que o mesmo aparecerá mostrando as opções existentes. Até então, estou achando um sistema muito rápido e sólido. Não tão simples de usar. Pode ser por questão de costume ainda. Parece ser o mais leve das versões de Windows que já usei, pois, pela configuração modesta do PC o qual está instalado, até então não tive problemas de lentidão. O uso do computador está bem agradável. Não sei se é normal, mais a minha versão do Win 8 foi instalada em inglês mas foi possível baixar um pacote de idioma que me permitiu passar para português. Bem por enquanto é isso. Para quem já instalou também e já está usando e queira acrescentar mais informações, faça por meio do campo de comentário. Toda informação é bem vinda.
Assista ao Vídeo Usando o Windows 8

Nenhum comentário:
Postar um comentário